O Rotary club de Rolândia Caviúna realizou dia 11 de novembro, a 7ª ação do projeto Hepatite Zero. A ação ocorreu no Calçadão da cidade de Rolândia, onde também se realizou testes para sífiles, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia.

A Secretaria de Saúde, através de sua secretária Rosana Alves da Silva, convidou o Presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna, José Moacyr Gaffo , para participar  e realizar os teste da hepatite C.

O projeto tenciona salvar da obscuridade da doença cerca de meio bilhão de cidadãos em todos os países do mundo, através de testagens, tratamento e políticas públicas.

O seu maior ideal é o de descobrir infectados, rompendo o silêncio que isola a doença. Nessa linha, suas campanhas realizam milhões de testagens gratuitas pelas ruas e detectam milhares de contaminados. Cada pessoa diagnosticada passa a ter chances de se tratar, curar e salvar sua vida.

Os kits para os testes rápidos são fornecidos pelo ABPH ( Associação Brasileira de Portadores de Hepatite), por intermédio dos clubes Rotary, que desenvolvem ações em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios, articulando a divulgação para a população, os locais para a realização desses testes e os companheiros com disponibilidade de trabalho em cada uma dessas ações.

Nesta 7ª ação foram realizados 245 testes, sendo 1 deles positivo para hepatite C e 12 para sífiles, totalizando assim, em todas as ações,1129 testes, dos quais três foram positivos. A próxima ação está agendada para o dia 9 de dezembro, das 9 as 15 horas, na Praça Castelo Branco de Rolândia.

O Presidente do RC de Rolândia Caviúna, José Moacyr Gaffo, agradece a todos os companheiros que colaboraram nesta ação e também a Secretaria da Saúde e seus integrantes pela parceria, pois sem eles não seria possível a realização desse projeto.

Texto: Fátima Cavalaro Gaffo