O dia 20 de fevereiro de 2022 foi um dia muito triste para todos os rotarianos do Distrito 4710, de modo especial para os companheiros do Rotary Club de Rolândia-Caviúna. Faleceu nesse dia a rotariana Neiva Luzia Puzzi Moser, que lutava bravamente contra um câncer.
Neiva pertencia a uma família muito unida de 9 irmãos, era esposa de Peter Joachin Moser, governador 1993/94 do Distrito 4710. Tinha dois filhos e duas netas e deixou muitos órfãos por onde passou. Fui uma líder dentro e fora do Rotary. Como presidente da APAE de Rolândia atuou por mais de 20 anos e era colaboradora assídua da Federação Paranaense das APAEs. No Rotary iniciou com Senhora de Rotariano e ocupou o cargo de Presidente da ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos por 3 gestões (1982/83, 1986/87 e 1989/90). Foi Presidente do Rotary Club de Rolândia-Caviúna por duas gestões (2001/02 e 2008/09) e presidente da AFARR – Associação da Família Rotária de Rolândia, que administra a Casa da Amizade, por uma gestão (2015/2017) . Também foi instrutora distrital de protocolo por muitos anos.
Era uma pessoa alegre, divertida, gostava de reunir a família, gostava de festas e sempre foi uma exímia anfitriã. Na Festa do Barreado (prato típico a base de carne), promoção anual do clube, era a coordenadora da cozinha e responsável pelo tempero da carne. Sempre tinha solução para os eventuais imprevistos que surgiam. Organizava eventos, seminários, assembleias distritais, treinamentos e recepções nas festivas do clube.
Sempre foi uma amiga e companheira leal e tinha carinho por todos. Como praticante de Yoga era dedicada, no qual buscava equilíbrio para o seu dia a dia agitado e cheio de compromissos.
Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, foi diagnosticada com um câncer de pulmão, enfrentou o difícil tratamento com quimioterapia e radioterapia. Depois de curada do tumor no pulmão foi detectado metástase e mesmo assim não desanimou. Lutou bravamente com o apoio dos familiares e amigos sem perder a esperança, mas foi vencida pela doença e faleceu na tarde do domingo do dia 20 de fevereiro de 2022.
Foi velada na APAE, onde considerava como sua segunda casa. Recebeu inúmeras homenagens póstumas, dos amigos, familiares, da APAE, do Rotary e do Distrito 4710.
A Neiva partiu, mas deixou seu legado por onde passou. O Rotary Club de Rolândia Caviúna será eternamente grato a companheira Neiva por tudo que representou e por tudo que fez em prol de um mundo melhor. Com certeza seu exemplo como ser humano e rotariana será modelo eterno para os que ficaram.
Texto e imagem – Fátima Cavalaro Gaffo