Companheiros do RC Caviúna na conferência Distrital

Os companheiros do R.C. de Rolândia Caviúna tiveram dias de muitas atividades desde o dia 19 de maio de 2017. Inicialmente participaram da XXIX Conferência Distrital – “ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE”, em Londrina-PR, nos dias 19, 20 e 21/05, onde puderam compartilhar projetos, aprender um pouco mais sobre  Rotary e desfrutar de momentos de grande companheirismo com os 59 clubes do Distrito 4710.

Pres. do RC Caviúna Dilma Jacinto – Clube 100% online

Na sexta-feira (19) houve uma Cerimônia de Abertura, na Casa da Amizade de Londrina, com a entrada das Bandeiras Oficiais e das Bandeiras de cada Clube participante, seguida de jantar festivo. No sábado (20) a abertura dos trabalhos foi feita pela Governadora 2016-17, Srª Irma Sueli Oricolli, e durante todo o dia houve várias atividades, tais como: homenagens,  palestras, apresentações de projetos, almoço, reuniões de presidentes de clubes, culminando com o Pronunciamento do Representante do Presidente do Rotary International, Governador 2010-11 do distrito 4780, Julio Ernesto Hecker Kappel de Erechim-RS, em torno das 18 h.

No domingo (21) os companheiros foram recepcionados com um café da manhã e após a reabertura pela Governadora Irma, houve a apresentação do Coral do Instituto Cultural José Gonzaga Vieira de Londrina e deram continuidade  aos trabalhos até as 12 h. Dentre as atividades houve moções e premiações, dentre as quais o RC Caviúna foi reconhecido por ter ficado entre os 5 clubes do Distrito 4710 que receberam a certificação de “Meu Clube é Online” atingindo 100% dos associados cadastrados com conta ativa no My Rotary, um lugar para que os membros do Rotary acessem ferramentas e informações para melhorar sua experiência de afiliação.

Dilma Jacinto entregando o pin e o kit do Rotary para a nova associada Edenir Cremonezi

Na terça-feira (23), durante a 40ª Reunião Ordinária os associados do RC Caviúna tiveram, também,  momentos de intensa atividade com a admissão de uma nova companheira, a Srª Edenir Cremonezi, que recebeu o Pin do Rotary International e a pasta com o Kit do rotariano das mãos da madrinha, Dilma Jacinto. Edenir fez a leitura do termo de compromisso como rotariana e  agradeceu a todos pela receptividade.

Marcelo Marques Ferreira, Cíntia Borges, Rosana Alves da Silva e Dilma Jacinto

O Clube também homenageou a Secretaria de Saúde de Rolândia  conferindo um certificado de agradecimento pela parceria na Campanha do “Hepatite Zero” através da Secretária de Saúde Rosana Alves da Silva,  do Gerente de Vigilância Epidemiológica Marcelo Marques Ferreira,  e da Coordenadora de Vigilância das Doenças Transmissíveis Cíntia Borges, que estiveram presentes nas seis ações do projeto, totalizando 884 testes rápidos, em vários pontos da cidade. A secretária Rosana ressaltou que a parceria vai continuar com o próximo presidente 2017-18 do Caviúna, Moacyr Gaffo e já fez o convite para que o clube participe, a partir de agosto de 2017, do “SAÚDE NOS BAIRROS”, que levará vários serviços da secretaria para todos os bairros de Rolândia. Marcelo Marques Ferreira complementou ainda, que os testes podem ser feitos em todos os Postos de Saúde do município, gratuitamente, sem ou com pedido médico, e que é necessário uma ampla divulgação destas ações e parabenizou o Rotary  por contribuir  de modo exemplar com o bem comum da população.

Moacyr Gaffo, Victor Luiz Violin Tkaczuk, Dilma Jacinto e Junior Tkaczuk

Ainda na mesma reunião tivemos a presença  intercambista , Victor Luiz Violin Tkaczuk, filho do companheiro Junior Tkaczuk e Matilde Violin, que irá para o México. O Rotary Club de Rolândia Caviúna se sente honrado em poder proporcionar mais um intercâmbio.  O Intercâmbio de Jovens do Rotary ou Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) é um dos principais projetos do Rotary International (RI). Desde a década de 20, o Rotary International tem mandado jovens mundo afora para experimentar novas culturas. Todos os anos, milhares de estudantes do ensino médio são patrocinados por Rotary Clubs no mundo todo.

Governador 2017-18 Alberto Baccarin e Pres. do RC Caviúna 2017-18 Moacyr Gaffo

Neste sábado (27) Rolândia sediará a XXX Assembleia Distrital do D 4710 a ser realizada na FACCAR – Faculdade Paranaense, que gentilmente cedeu o espaço para o evento. Os clubes RC de Rolândia e RC de Rolândia Caviúna receberão o Governador 2017-18 do D 4710, Srº Alberto Baccarin e mais 40 clubes de várias cidades do Norte do Paraná que estarão em treinamento para melhor desempenho de suas funções em seus clubes. Além de todas as informações oferecidas através das palestras e treinamentos, será apresentado o lema rotário da gestão 2017-18, “O ROTARY FAZ A DIFERENÇA”, sendo explicado seu significado e transmitida a inspiração que foi pretendida com sua escolha. A mensagem do Presidente de Rotary International para a gestão 2017-18, Ian Riseley, do Rotary Club de Sandringham, Austrália, assim como suas aspirações para o próximo ano rotário, serão transmitidas aos presentes pelo Governador  Baccarin.

Texto de Fátima Ap. Cavalaro Gaffo