120 rotarianos inscritos, participaram do Seminário do Desenvolvimento do Quadro Associativo, na Casa da Amizade, em Londrina, no dia 27/08/2017. O Governador Alberto Baccarin organizou o seminário em formato sugerido pela Coordenadoria de Rotary e foi um sucesso de público e de aceitação pois os clubes assumiram publicamente por meio do termo de compromisso trabalhar as técnicas sugeridas de Retenção, Expansão bem como trabalhar a criação de 13 novas possibilidades de Clubes!! O Governador parabenizou a todos e avaliou como altamente produtivo, sensacional, um dos melhores seminários já realizados.

Após a apresentação das metas feita pelo Governador 2017/18, Baccarin, foram proferidas duas palestras que focaram as possibilidades de expansão. Uma delas pelo EGD 2013/2014 Antonio Ferreira dos Santos – Coordenador Distrital do DQA e a outra pelo EGD 2009/2010 José Claudiney Rocco Coordenador Assistente do DQA Zonas 22A e 23A.

Em seguida foram formados Grupos de Discussão com os Governadores Assistentes e seus clubes, os quais fizeram apresentação dos trabalhos da mesa e todos os presidentes de clubes assinaram o TERMO DE COMPROMISSO para a retenção e expansão do quadro associativo.