O Presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna, Moacyr Gaffo, visita o fundo de vale do Jardim Vale Verde juntamente com o Secretário do Meio Ambiente de Rolândia, Gilberto São João. O clube de serviços do Rotary está analisando a possibilidade de plantio de 1000 árvores neste local, o qual abriga a nascente do Ribeirão Amoreira.

O Córrego Amoreira é um dos afluentes do Ribeirão Cafezal, um dos principais mananciais de abastecimento de água de Londrina e Cambé.

Segundo o Secretário Gilberto, o local é alvo de vândalos, incêndios e lixo e é necessário unirmos forças para se repor as árvores que foram queimadas nos últimos anos. O local precisa de uma preparação do terreno antes do plantio e de parcerias para que seja efetivamente atingido o objetivo de plantio. Também há necessidade de um cuidado posterior com essas mudas para que não se percam como muitas outras.

Este plantio faz parte de um projeto do Distrito 4710 do Rotary que pretende plantar 1000 árvores por clube em todo distrito na gestão 2017/18. São 58 clubes em todo distrito que aceitaram o desafio do Governador 2017/18 Alberto Baccarin. Muitos clubes já iniciaram o plantio. A ideia surgiu devido ao Presidente do Rotary International, Yan Riseley, pedir que seja plantada uma árvore por rotariano até o Dia Mundial da Terra, 22 de abril de 2018.

No mundo são 35.742 clubes com 1.224.424 rotarianos e no Brasil são 2.392 clubes com 54.135 rotarianos.

Se o objetivo for atingido com certeza teremos um planeta com mais verde e mais ar puro.

A preservação do meio ambiente é uma das preocupações do Rotary International e o Rotary Club de Rolândia Caviúna pretende fazer sua parte plantando as 1000 arvores da sua cota e também conscientizar a população da importância da Educação Ambiental.