José Dias e Moacyr Gaffo

Na manhã do último sábado (27/01/2018), o Presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna, José Moacyr Gaffo, juntamente com sua esposa Fátima, participou da inauguração do mural que destaca momentos históricos de nossa cidade.

A obra do muralista José Dias, que levou um ano para ser completada, é uma linha do tempo do desenvolvimento de Rolândia. É uma síntese histórica, mas mostra bem a chegada dos pioneiros, a derrubada da mata, o primeiro hotel (marco zero), a ferrovia, o café (Rolândia Rainha do Café), agricultura, industrialização, a chegada da Estátua Roland (vinda de Bremen – Alemanha), e por fim mostra as etnias da cidade que se conclui com um rosto jovem com um telefone mostrando a conexão com o mundo tecnológico.

José Dias realizou essa obra em parceria com o Rolândia Country Club e teve o apoio do Fundo Municipal de Cultura de Rolândia dentro do projeto Muros da Memória.

FOTO – Acervo da Câmara de Vereadores de Rolândia

Também prestigiaram a cerimônia a Vereadora Edileine Griggio(PSC), representando o Presidente da Câmara o Vereador Irineu de Paula (PSDB), Diretor Geral da Câmara, Reginaldo Burhoff, juiz Dr. Alberto José Ludovico, Monsenhor José Agius, Vice-Prefeito Roberto Negrão (PR), Presidente do Rolândia Country Club Edvaldo José Passarin, Diretor do Rolândia Country Club Pedro Bernardy, entre outros convidados.

QR CODE

Usando a tecnologia, José Dias colocou um QR CODE, que pode ser acessado via celular e assim assistir a dois vídeos históricos de Rolândia. Para isso você precisa baixar, no celular, um aplicativo de leitura desse código, direcionar a câmera do aparelho no código e pronto, já pode assistir os filmes.

O idealizador da obra é rolandiense e atualmente reside na cidade de Londrina.

O Rotary Club de Rolândia Caviúna, através de seu presidente, parabenizou o artista e seus parceiros pela obra e agradeceu o honroso convite para participar da entrega oficial da obra.

Texto e fotos – Fátima Ap. Cavalaro Gaffo