Rotary Club de Rolândia-Caviúna Apadrinha um Novo Clube

Foto do boletim nº 59 de novembro de 1983 Apresentando a Bandeira do novo clube – Clorivaldo Gatti (Pres. RC Caviúna) e Alberto Trevisan ( Pres. do RC de Colorado)

O Rotary Club de Rolândia-Caviúna apadrinhou o Rotary Club de Colorado, no ano de 1983. No ano em questão dois companheiros registraram esse momento marcante, em boletins. Arquivados nas pastas da secretaria do RC de Rolândia-Caviúna, o texto destes dois boletins, agora ficarão eternizados nesta edição especial de 40 anos do clube. Todas as palavras foram extraídas igualmente como se encontram no documento original.

Texto do Boletim 59 de 11/1983 elaborado pelo CP Peter J. Moser – Recebimento do Certificado de Admissão em Rotary International do novo clube.

Foto do boletim nº 59 de novembro de 1983 Padrinhos e afilhados registrando o nascimento do RC de Colorado

Graças a um excelente trabalho de base liderado pelo CP. Presidente Gatti, viu-se o RC de Rolândia-Caviúna incumbido de apadrinhar um novo clube; trata-se do Rotary Club de Colorado, cidade altamente progressista daqui do norte do Paraná, distante aproximadamente 100 km de Rolândia. Após quase 2 anos de tentativas infrutíferas, o clube (provisório) reuniu-se pela primeira vez, a 7 de outubro de 1983, quando então, sob a orientação do CP. Gatti e mais alguns companheiros do RC de Rolândia-Caviúna, fez-se o levantamento dos futuros membros do novo clube, bem como a eleição da diretoria provisória, encabeçada pelo CP. Alberto Trevisan, conceituado comerciante na cidade. Já a 14 de outubro o CP. Governador do Distrito 463 João Soares Caldas encaminhava toda a respectiva documentação para o RI. a 24 de outubro de 1983, portanto em tempo recorde, o Rotary Club de Colorado era admitido em Rotary International, com um número expressivo de 34 membros, já com a tendência de uma expansão maior, tal o entusiasmo reinante. E o RC de Rolândia-Caviúna, como clube padrinho, participava ativamente deste entusiasmo pois que, semanalmente, o CP. Gatti com mais 1 ou 2 sócios, e, regime de rotatividade, se deslocavam para Colorado, dentro do compromisso de dar toda a assistência necessária para o bom funcionamento do novo clube durante o seu primeiro ano de existência. Portanto, dentro do distrito mais um destaque especial para o RC de Rolândia-Caviúna por este trabalho rotário.

Poderia ainda citar o perfeito entrosamento entre o quadro social no que diz respeito ao companheirismo, a realização de churrascos com a presença de todos os familiares, o incremento de porfias esportivas; no âmbito interno, um trabalho insano de estruturação cada vez aprimorada, preparação dos futuros diretores do conselho diretor, a elaboração de boletins, como antes, sempre mensais.

Texto do Boletim 60 de 12/1983 elaborado pelo CP. Anselmo Ludwig

Foto do Certificado – Fátima Cavalaro Gaffo Certificado recebido pelo RC de Rolândia Caviúna do Rotary International pela Fundação do RC Colorado

Foi uma festa digna do nascimento de um Rotary Club. Durante todo o dia 15, os companheiros do Rotary Caviúna trocavam telefonema e avisos para que uma grande caravana fosse a Colorado para a entrega oficial do diploma do R.I. Um ônibus foi fretado, e lá se foram 36 companheiros para prestigiar o grande presente de Natal que a cidade de Colorado receberia.

Os 110 quilômetros que separam Rolândia de Colorado pareciam poucos, porque sabiam os companheiros, que participavam de um momento histórico da cidade de Colorado e do Rotary Club de Rolândia-Caviúna, Club padrinho.

EGD Helenton Borba Cortes, EGD Emílio Germani, João Soares Calda – Gov. 1983/84, Alberto Trevisan (Pres. do RC de Colorado), Clorivaldo Gatti (Pres. do RC Caviúna) e o EGD Ivaldo Borges Horta.

Além do CP. governador João Soares Caldas, outros três governadores se fizeram presentes. Helenton Borba Cores, Ivaldo Borges Horta e Emilio Germani. Várias caravanas de clubes vizinhos prestigiaram a festa dando-lhe um colorido de nascimento. O Natal de um novo clube de serviço. Parabéns Colorado, Parabéns distrito 463, Parabéns Rolândia-Caviúna.

Texto: José Moacyr Gaffo – Presidente Gestão 2017/2018

Colaboração: Nayara Caroline Afonso