Um governador assistente é o elo entre os clubes e o distrito. Os relacionamentos que formar com os líderes de clubes tornam o Rotary mais forte. Suas Responsabilidades são de visitar os clubes regularmente, identificar situações que precisem de mais atenção, manter o governador informado, ajudar os líderes de clube a se prepararem para a visita oficial do governador e acompanhar o progresso dos clubes no alcance das metas.

No dia 11 de maio de 2018, na Casa da Amizade de Londrina, o Governador eleito 2018/19, Moacir José Tonim, coordenou o treinamento dos seus assistentes. Dentre vários assuntos abordados, foi colocado um item importante dessa função que é o de  ajudar os presidentes entrantes a avaliarem os clubes e traçarem metas para o próximo ano rotário.

O Rotary Club de Rolândia Caviúna tem a honra de contar com um desses governadores assistentes, José Moacyr Gaffo, presidente 2017/18. Moacyr recebeu o convite do Governador 2018/19, seu xará, Moacir José Tonim, no final de 2017. Apesar de apenas três anos e meio de Rotary, Moacyr Gaffo já foi secretário e vice presidente do Rotary Caviúna, e garante desempenhar sua nova função com a mesma dedicação que demonstra nos cargos que ocupou e ocupa no seu clube e também conta com a colaboração dos companheiros para poder exercer essa nova responsabilidade que lhe foi confiada.