O presidente eleito do Rotary International, Ian Riseley, defende que a preservação do meio ambiente e o combate a ações que provocam mudanças climáticas são vitais à sustentabilidade dos projetos rotários.

Riseley, que é contador e associado do Rotary Club de Sandringham, na Austrália, criou o lema rotário para 2017-18, O Rotary Faz a Diferença,  uma dessas diferenças é a preservação do meio ambiente e a importância da conscientização da população mundial para o tema.

“A degradação ambiental e mudanças climáticas são ameaças reais para todos nós,” afirmou Riseley. “

O presidente eleito desafiou os Rotary Clubs a fazerem a diferença plantando uma árvore para cada um dos seus associados entre o início do ano rotário, em 1 de julho, até o Dia Internacional da Terra, em 22 de abril de 2018. Como é sabido, as árvores retiram do ar o dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, desacelerando o aquecimento global.

“Espero que o resultado do nosso trabalho vá muito além do impacto ambiental positivo que causaremos plantando 1,2 milhão de árvores,” disse Riseley. “Quero crer que a partir de agora todos no Rotary se conscientizem da nossa responsabilidade não apenas com a população mundial, como também com o nosso planeta. ”

Sendo assim, o Governador do Distrito 4710, Alberto Baccarim, lançou um desafio ainda maior aos 58 clubes do distrito, o plantio de 1000 árvores por clube, totalizando 58.000 mudas em toda a nossa região.

O Rotary Club de Rolândia Caviúna aceitou o desafio e na última sexta-feira, dia 20 de abril de 2018, deu início ao plantio das mudas.

O lançamento do plantio foi realizado na Casa da amizade de Rolândia e logo após foram levadas 50 mudas de árvores nativas para o local onde serão plantadas as outras 1.000 mudas. Dentre as espécies plantadas, destacamos: Peroba, aroeira, canafístula, jatobá, angico, cedro, gurucaia, goivira, farinha seca, etc.

O local do plantio foi na propriedade Águas do Rio Canyon I, saída para o Distrito de São Martinho, no município de Rolândia, onde o terreno e as covas já estão sendo preparados para receberem as demais mudas em meados do mês de maio.

As mudas para o lançamento do plantio foram adquiridas no Viveiro Municipal de Rolândia e no LabreUEL. Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas. As demais mudas virão do IAP – Instituto Ambiental do Paraná de Ibiporã.

“É o Rotary Club de Rolândia Caviúna fazendo a diferença no município de Rolândia”, afirmou o Presidente 2017/18 José Moacyr Gaffo.

Texto e fotos: Fátima Cavalaro Gaffo