LANÇAMENTO DE PONTOS DE COLETA PERMANENTE DE LIXO ELETRÔNICO

Colocação das “Gaiolas” – Presidente Moacyr Gaffo, Proprietário do Supermercado Juliana Antonio Lopes, companheiras do Caviúna Fátima Gaffo e Maria Olívia de Paula e funcionário da ONG.

O Presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna 2017/18, José Moacyr Gaffo, esteve no dia 1º de novembro de 2017 em visita a ONG E-LETRO, na cidade de Londrina.

Colocação das “Gaiolas” – Companheira Maria Olívia de Paula, Proprietário do Supermercado Juliana Gustavo Lopes, companheira Fátima Gaffo e Presidente Moacyr Gaffo do RC Caviúna

A ONG é uma entidade associativa constituída em 17 de março de 2008. A E-letro é a única entidade de Londrina e região com licença ambiental de operação específica para lixo eletrônico conforme concedido pelo Instituto Ambiental do Paraná ( IAP ). Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável através de atitudes e práticas ecologicamente corretas no que se refere ao recolhimento e destinação do lixo eletro-eletrônico.

O motivo da visita foi para conhecer o trabalho da ONG e agendar uma coleta na cidade de Rolândia para o início de 2018. Moacyr foi recebido pelos responsáveis da ONG, que prontamente mostraram todo local explicando como é o trabalho de coleta de lixo eletrônico. Após conhecer o local e ver a importância desse trabalho para o meio ambiente, o presidente do RC de Rolândia Caviúna, José Moacyr Gaffo, trouxe para o clube a ideia de se colocar pontos de coleta na cidade de Rolândia que fossem permanentes, e não apenas uma ação pontual, que recolhesse o material em um único dia.

Assim, a E-letro firmou parceria com o Rotary Caviúna para a colocação de “gaiolas” permanentes em dois supermercados em Rolândia, devidamente identificadas com as logos do Clube e da ONG, colocadas em locais de fácil acesso e visibilidade, para que a população pudesse lembrar de colocar seu lixo eletrônico sempre que viesse ao mercado. Os proprietários dos Supermercados Juliana, Antonio Lopes e Gustavo Lopes, aceitaram a parceria com o Rotary Caviúna e a E-letro e disponibilizaram locais estratégicos para a colocação das “gaiolas” para a coleta do lixo eletrônico dos seus clientes e da população em geral.

Funcionários trabalhando na separação dos materiais recicláveis

A missão da E-letro é dar destino ecologicamente correto ao lixo eletro-eletrônico e assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável.  A principal função é coletar, reciclar, reutilizar e dar a destinação correta ao lixo eletro-eletrônico ( qualquer produto ou similar que possua placa eletrônica ).

Todo material recolhido passa por uma separação, depois é feita triagem, testes nos aparelhos e por fim se tiverem conserto serão doados ou vendidos, caso contrário são desmontados, separados e destinados a reciclagem.

A instituição também realiza ações de cunho social através de doações de computadores para escolas, órgãos públicos e entidades assistências em Londrina e outras cidades da região.

ITENS COLETADOS

• Aparelhos de DVD, Aparelhos de Fax, Aparelhos de Som, Aparelhos de Controle de Vídeo Game, Aquecedores, Ar Condicionado, Baterias de Celular, Cabos, Caixa de Som, Carregadores, CD Room, Celular, Central Telefônicas, Chapinhas, Computadores, Placa Mãe, Placa de Vídeo, Placa de Computadores,    Conectores, Copiadoras, CPU, HD, Estabilizadores, Fios, Fontes, Impressoras, Máquinas fotográficas, Memórias, Modem, Monitor CRT, Monitor LCD, Mouse, No Brakes,  Notbook, Pen Drives e Similares.

Materiais recuperados para comercialização ou doações.

Com a evolução tecnológica cada vez mais rápida e o consumo destes materiais cada vez mais elevado, é importante que cada um perceba que sua contribuição é de extrema importância. Quando houver em sua posse materiais desse gênero e que não lhe terão mais serventia, entre em contato com a ONG. Eles são especializados em fazer o descarte correto dos materiais, eliminando quaisquer danos ao meio ambiente ou à saúde pública.
Assim peças antigas se transformem em novas máquinas, que virão a facilitar a sua vida futuramente. Este ciclo deve ser iniciado o mais rápido possível, e sempre mantido. Imagine se cada usuário de material eletro eletrônico fizer o descarte correto. Talvez assim possamos afirmar que estaremos, juntos, garantindo a saúde do meio ambiente, além de zelarmos pela saúde humana. Junte-se a nós neste processo, junte-se a nós a uma nova forma de pensar: vamos pensar verde.

O Rotary Club de Rolândia Caviúna quer fazer a diferença em nossa cidade colaborando com o meio ambiente. Esse projeto já é uma realidade e desde o mês de maio de 2018 já está em pleno funcionamento.

Conforme as “gaiolas” fiquem lotadas, a E-letro é contatada e vem fazer a coleta para dar a destinação adequada a cada material recolhido, seja para reciclagem ou para recuperação dos mesmos.

Texto: Fátima Ap. Cavalaro Gaffo (Sócia Honorária do RC de Rolândia Caviúna)

fonte: http://elixo.org.br/   EndereçoRua Ermelindo Leão, 385 – Rica, Londrina – PR, 86025-15

Telefone(43) 3339-0475
2018-06-04T01:53:42+00:00