Assistente Social do Sicoob, Sandra – Professora do Curso de Cabeleireiro, Gerente do Sicoob, Presidente da Avocar e Pres. 2017/18 do RC Caviúna

A Associação dos Voluntários(as) da Caridade de Rolândia, foi fundada em 06 de julho de 1957, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e angariar recursos para o desenvolvimento de projetos sociais apoiados pela Paróquia São José, prestando atendimentos em linha assistencial e educacional aos jovens e adolescentes desta cidade.

A AVOCAR, busca seguir, promover, colaborar, coordenar ou executar ações concretas visando o bem estar da comunidade na criação e manutenção de 01 (um) ou mais projetos de caráter sócio-educativo, cultural , esportivas ou de saúde no município, através da mobilização de entidades governamentais e não governamentais, sociedade civil, nacionais e internacionais; executar programas de qualificação ou requalificação profissional de adolescentes, jovens e adultos com vistas à sua inclusão no mercado de trabalho através da educação, do resgate de conhecimentos tradicionais, do artesanato, do saber científico, da democratização e acesso à tecnologia de informação;  promoção da geração de trabalho e renda comunitária, através de orientação de práticas produtivas cooperativas e associativas de valores culturais ou econômicos; as ações da AVOCAR são operacionalizadas mediante a execução de projetos, programas, planos de ação correlatos por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros ou ainda pela prestação de serviços intermediários de apoio à outras organizações sem fins econômicos e à órgãos do setor público que atuem em áreas afins.

Desde 2016, a instituição tem suas atividades no  Espaço Social Sicoob/AVOCAR. A sede da entidade social fica na Rua Willie Davids, 1289, em Rolândia, e é resultado de uma parceria com o SICOOB – Sistema de cooperativa de Crédito do Brasil. A cooperativa de crédito fornece ajuda de custo para os professores dos projetos sociais e colabora com a manutenção do lugar e a entidade cede o espaço e a administração para cursos e oficinas gratuitos à comunidade carente da cidade.

Em outubro de 2016, através de um Projeto Distrital Simplificado, o Rotary Club de Rolândia Caviúna fez a doação de móveis e utensílios de salão de cabeleireiro, manicure e barbeiro, para a AVOCAR. Estes materiais foram instalados na Associação para que jovens carentes pudessem fazer cursos profissionalizantes na área da beleza e assim ajudar na renda familiar.

Em 2017, o Rotary Club de Arapongas Maracanã-Gralha Azul, que também havia sido contemplado com móveis e utensílios de salão de cabeleireiro, procurou o presidente 2017/18, Moacyr Gaffo, do RC Caviúna, e assim firmou-se uma parceria entre os dois clubes. Parceria esta, que veio completar o salão de cabeleireiros com mais cadeiras, lavatórios, materiais e móveis de manicure e pedicure, maca de depilação, balcões com espelhos, entre outros.

Neste mês de julho de 2018, o RC de Rolândia Caviúna foi convidado para a formatura da 1ª Turma de cabeleireiros e manicures. Essa comemoração foi motivo de orgulho para a instituição, para o Sicoob e também para os companheiros do Rotary Club de Rolândia Caviúna.

Formaram-se 12 alunos, entre cabeleireiros e manicures, que já estão habilitados a exercer suas atividades profissionais, e assim agregar renda na economia familiar. Segundo a professora Sandra Mara da Silva Labres Bueno, em agosto, outra turma também conclui o curso.