Irineu de Paula, Maria Olívia de Paula, Dilma Jacinto, José Tadeu Elias Silva, Andreia Sanches, Alex Gonçalves, Claudio Pinho, Moa cyr Gaffo, Fátima Cavalaro Gaffo e Luiz Fernando Anselmo.

Escola Municipal Vitório Franklin de Rolândia, Rotary Club de Rolândia Caviúna e ONG E-Letro formam uma parceria para coleta de lixo eletrônico.

A Diretora da Escola, Andreia Sanches Ramos, já desenvolve projetos de conscientização sobre lixo seletivo, reciclagem, meio ambiente, entre outros, mas ainda faltava efetivar um projeto para o Lixo Eletrônico. Assim, entrou em contato com Alex Gonçalves, Diretor da E-Letro, de Londrina, que desenvolve a coleta, seleção e destinação correta desses materiais. Alex, então, informou a direção da escola que o Rotary Club de Rolândia Caviúna já desenvolvia esse projeto em Rolândia. Após vários contatos formou-se uma parceria entre a Escola, o Rotary e a ONG.

Nesta terça-feira, dia 07 de agosto, foi implantado na unidade escolar mais um ponto de coleta de lixo eletrônico. A escola conscientiza os alunos para a coleta, a ONG fornece o contêiner para coleta e faz o recolhimento periódico, enquanto o Rotary faz a divulgação e a mediação entre ambos. O material coletado pelo Rotary nos últimos quatro meses já proporcionou a doação de um computador para a sala de informática da Escola.

Fátima Cavalaro Gaffo explica aos alunos sobre o projeto

Secretário da Educação de Rolândia – Claudio Pinho

Durante a entrega do computador e a colocação do novo ponto, a Professora Fátima Cavalaro Gaffo conversou com os alunos sobre o projeto e a importância da colaboração de todos. Estiveram presentes os rotarianos José Moacyr Gaffo, José Tadeu Elias da Silva, Irineu de Paula, Maria Olívia Moreno de Paula, Dilma Jacinto e Luiz Fernando Anselmo. Fez uso da palavra o Secretário da Educação de Rolândia, o Senhor Claudio Pinho, que ressaltou a importância do projeto.  O Diretor da ONG, Alex Gonçalves fez a entrega do computador para a Diretora Andreia, que gentilmente agradeceu a todos e convidou os presentes a conhecer as dependências da Escola.

Ficou acordado que a escola fará uma visita a ONG para que os alunos possam vivenciar o processo de reciclagem desses materiais.

Neste primeiro momento a coleta na Escola Vitório Franklin se dará internamente com a comunidade escolar.

O Rotary Rolândia Caviúna informa que as duas lojas do Supermercado Juliana são pontos de coleta desde abril desse ano, e a comunidade pode levar para esses pontos os seguintes materiais:

Aparelhos de DVD, Aparelhos de Fax, Aparelhos de Som, Aparelhos de Controle de Vídeo Game, Aquecedores, Ar Condicionado, Baterias de Celular, Cabos, Caixa de Som, Carregadores, CD Room, Celular, Central Telefônicas, chapinhas, Computadores, Placa Mãe, Placa de Vídeo, Placa de Computadores, Conectores, Copiadoras, CPU, HD, Estabilizadores, Fios, Fontes, Impressoras, Máquinas fotográficas, Memórias, Modem, Monitor CRT, Monitor LCD, Mouse, No Brakes, Notbook, Pen Drives, TVs.

Fátima Cavalaro Gaffo