PLANTIO DE 1200 ÁRVORES NATIVAS

CUIDANDO DO FUTURO AMBIENTAL DO PLANETA

Lançamento abril 2018 – Moacyr Gaffo (Pres. 2017/18), Fátima Gaffo (S. Honorária), Maria Olívia de Paula, José Tadeu da Silva, Marcus Schauff, Antonio Celso Chequin (Pres. 2018/19)

O presidente eleito do Rotary International 2017/18, Ian Riseley, defendeu que a preservação do meio ambiente e o combate a ações que provocam mudanças climáticas são vitais à sustentabilidade dos projetos rotários.

Riseley, que é contador e associado do Rotary Club de Sandringham, na Austrália, criou o lema rotário para 2017-18, O Rotary Faz a Diferença,  uma dessas diferenças é a preservação do meio ambiente e a importância da conscientização da população mundial para o tema.

“A degradação ambiental e mudanças climáticas são ameaças reais para todos nós,” afirmou Riseley. “

O presidente eleito desafiou os Rotary Clubs a fazerem a diferença plantando uma árvore para cada um dos seus associados entre o início do ano rotário, em 1 de julho, até o Dia Internacional da Terra, em 22 de abril de 2018. Como é sabido, as árvores retiram do ar o dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, desacelerando o aquecimento global.

“Espero que o resultado do nosso trabalho vá muito além do impacto ambiental positivo que causaremos plantando 1,2 milhão de árvores,” disse Riseley. “Quero crer que a partir de agora todos no Rotary se conscientizem da nossa responsabilidade não apenas com a população mundial, como também com o nosso planeta. ”

Sendo assim, o Governador do Distrito 4710, Alberto Baccarim, lançou um desafio ainda maior aos clubes do distrito, o plantio de 1000 árvores por clube, totalizando 58.000 mudas em toda a nossa região.

Rotary Club de Rolândia Caviúna aceitou o desafio e no dia 20 de abril de 2018, deu início ao plantio das mudas.

O lançamento do plantio foi realizado na Casa da amizade de Rolândia e logo após foram levadas 50 mudas de árvores nativas para o local onde serão plantadas as outras 1.000 mudas. Dentre as espécies plantadas, destacamos: Peroba, aroeira, canafístula, jatobá, angico, cedro, gurucaia, goivira, farinha seca, etc.

O local do plantio foi na propriedade Águas do Rio Canyon, saída para o Distrito de São Martinho, no município de Rolândia, onde o terreno e as covas já estavam sendo preparados para receberem as demais mudas em meados do mês de maio.

As mudas para o lançamento do plantio foram adquiridas no Viveiro Municipal de Rolândia e no LabreUEL. Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas.

“É o Rotary Club de Rolândia Caviúna fazendo a diferença no município de Rolândia”, afirmou o Presidente 2017/18 José Moacyr Gaffo.

No entanto, após a data do lançamento houve um período de muita estiagem em nossa região e em seguida o início do inverno. Essas condições climáticas desfavoreceram o plantio das outra 1.000 mudas planejadas inicialmente. Com isso deu-se inicio ao novo ano rotário de 2018/19 e foram eleitos novos presidentes, do Rotary International – Barry Rassin, do Rotary Club de Rolândia Caviúna – Antonio Celso Chequin e também o Governador do Distrito 4710 – Moacir José Tonin.

Retirada das mudas no IAP – funcionários IAP-Ibiporã, Moacyr Gaffo, Fátima gaffo e Irineu de Paula

Nos últimos anos, o Rotary tem enfocado fortemente no tema da sustentabilidade em seus serviços humanitários. Rassin é da opinião de que todos devem se conscientizar sobre os problemas reais derivados da poluição, degradação ambiental e mudanças climáticas. Ele observou que 80% de seu próprio país (Bahamas) está a um metro do nível do mar. “Considerando os estudos de que o nível do mar subirá dois metros até 2100, em 50 anos meu país desaparecerá, junto com a maioria das ilhas do Caribe e cidades costeiras”, disse ele e acrescentou:  “Queremos que o bem que fazemos seja duradouro. Queremos tornar o mundo um lugar melhor não apenas onde vivemos, não apenas para nós, mas em todos os lugares, para todos e para as gerações futuras”.

Entrega e plantio das mudas

Em seu discurso para o Lema 2018/19 -SEJA A INSPIRAÇÃO, ele declarou: “Eu peço que Sejam a Inspiração e ajudem o Rotary a agir de forma ativa, não reativa. Assim, poderemos avaliar com cuidado as questões ambientais que afetam a saúde e o bem-estar do mundo e fazer o possível para ajudar. Trabalhar de forma realmente sustentável significa avaliar tudo o que fazemos como parte de um sistema mais amplo, da ecologia global como um todo.”

Sendo assim, não poderíamos deixar que esse projeto fosse esquecido e prontamente o novo Presidente do Rotary de Rolândia Caviúna, Antonio Celso Chequin, juntamente com os companheiros do clube deram continuidade ao plantio das árvores. No dia 31/10/2018, foram plantadas mais 1620 mudas de árvores nativas na propriedade da Srª Renata Jung (Águas do Canyon), que preocupada em aumentar a área de preservação ambiental se comprometeu a plantar mais 2.000 mudas, totalizando 3.200 mudas. As mudas foram cedidas pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná de Ibiporã, através de um de seus diretores, Alberto Baccarim (Governador D 4710 2017/18).

Texto e fotos: Fátima Cavalaro Gaffo- Sócia Honorária

2018-11-04T15:57:46+00:00