Alex Bernardi, Janaína Gibim Campaner, Antonio Celso Chequin e Moacyr Gaffo.

O Intercâmbio de Jovens promove a paz por meio de cada participante.

Na reunião do dia 5 de fevereiro recebemos a convidada e ex intercambista 2005/06, do RC Rolândia Caviúna, Janaina Gibin Campaner, ela é advogada e diretora do Procon, juntamente com seu esposo Alex Bernardi .

Janaína nos relatou a importância desse trabalho do Rotary, agradeceu a oportunidade que o Rotary Club de Rolândia Caviúna proporcionou a ela. Também disse que tem contato com a família que a acolheu até hoje, inclusive tem um quarto para ela na casa em que ficou. Sempre estão se visitando, inclusive  vieram para o Brasil passar o reveillon 2019 com a família de Janaina.

O intercâmbio dela foi em Ohio – Estados Unidos, onde pode aprender sobre a cultura local e aprimorar-se na língua inglesa.

O Ohio é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Centro-Leste do país. O Ohio é um dos principais polos industriais do país. Localizado no centro da Região Centro-Leste dos Estados Unidos – a região mais industrializada do país – o Ohio possui com principal fonte de renda a manufatura. Wikipédia.

Saiba um pouco mais sobre o intercâmbio:

Pessoas de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

Quais são os benefícios?

Os participantes têm a oportunidade de:

• Desenvolver suas habilidades de liderança
  • Conhecer novas culturas e idiomas
  • Fazer amizade com jovens de outros países
  • Tornar-se cidadãos globais

Qual a duração do programa?

• O intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais.
  • O intercâmbio de curta duração pode durar de alguns dias a até três meses e é geralmente estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias.

Quanto custa participar?

Hospedagem e mensalidades escolares são cobertas. Cada programa varia, mas geralmente os estudantes são responsáveis por:

• Passagem aérea (ida e volta)
  • Seguro-viagem
  • Despesas com passaportes e vistos
  • Gastos durante o intercâmbio e qualquer viagem ou excursão adicional

Como posso me inscrever?

Você precisa ter de 15 a 19 anos e contatar o Rotary Club da sua cidade para saber que opções estão disponíveis e obter mais informações sobre o processo seletivo.

Fátima Cavalaro Gaffo – associada honorária do RC de Rolândia Caviúna.