No dia 26 de fevereiro de 2019, os companheiros, convidados e visitantes do Rotary Club de Rolândia-Caviúna, puderem conhecer um pouco mais a respeito da Fundação Rotária. Para isto o clube convidou o companheiro Adelino Felipe de Azevedo Governador 2015/16, do Rotary Club Londrina Universidade.

Adelino Felipe de Azevedo é casado com Maria do Carmo Azevedo, tem três Filhos: Thiago, Rafael e Ana Flávia, três Netos: Miguel, Pietra e Alice que nascerá em abril próximo, residentes em Londrina. Adelino é  Bacharel em Ciências Contábeis e imobiliarista.
Associado ao Rotary Club de Londrina Universidade, exerceu diversas funções dentre elas Presidente do Clube, Governador Assistente Distrital 2013-2014, Governador Distrital 2015-2016, Coordenador Distrital da Fundação Rotária 2017-2020 e Representante Distrital 2017-2020 do Conselho de Legislação de Rotary International, onde participará em abril de 2019 em Chicago(EUA) da reunião do COL juntamente com os 540 delegados, para a votação de possíveis emendas e resoluções nos estatutos de Rotary International.
Fundação Rotária

A Fundação Rotária é uma entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubs e pelos distritos rotários. A missão da Fundação Rotária é capacitar os rotarianos para que eles possam promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio de projetos voltadas às áreas de saúde, educação e combate à fome.

Cada dólar contribuído à Fundação Rotária ajuda a financiar seus programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Clubes e distritos candidatam-se e recebem subsídios para executar projetos em todo o mundo. As contribuições recebidas pela Fundação Rotária são creditadas em três fundos:

Fundo Anual para Programas: financia os programas da fundação.

Fundo Permanente: recebe apenas parte dos rendimentos empregados para garantir a viabilidade dos programas da entidade em longo prazo.

Fundo Polio Plus: reúne recursos para as iniciativas voltadas à erradicação mundial da poliomielite.

Adelino apresentou em números, os valores arrecadados e a destinação dos mesmos, a nível mundial e distrital. Os presentes puderam assim conhecer o trabalho da Fundação Rotária e ver a sua importância para os projetos que o Rotary desenvolve em todo mundo.

Texto e fotos – Associada Honorária do RC Rolândia Caviúna – Fátima Cavalaro Gaffo

Fonte – http://revistarotarybrasil.com.br/rotary/fundacao-rotaria/