ROTARY CLUB DE ROLÂNDIA CAVIÚNA PARTICIPA DO JULHO AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, no Brasil celebrado através da campanha Julho Amarelo, destaca a Conscientização e Prevenção às Hepatites Virais. Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia reforçou as  ações de orientação sobre as Hepatites Virais e realização de testes rápidos para detecção precoce das Hepatites B e C. A hepatite é a inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.
 As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). Em 2018, foram registrados 42.383 casos de hepatites virais no Brasil. O Município de Rolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em julho ações de orientação sobre as hepatites virais e intensificação da realização de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parigot, Tomie e San Fernando. O setor de Vigilância Epidemiológica, com apoio de profissionais da Atenção Primária à Saúde também promoveu estas atividades no Evento Saúde no Bairro realizado na UBS Bartira, no Centro de Convivência do Idoso e em uma empresa privada.
O Rotary Club de Rolândia Caviúna esteve com a Secretaria de Saúde no CCI – Centro de Convivência do  Idoso no dia 3O de julho, onde efetuou a 10ª Ação do Projeto Hepatite Zero. Foram realizados 92 testes, sendo um deles positivo.

A parceria do Rotary em nosso país com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) tem rendido resultados positivos no combate a essa doença silenciosa. Graças à capilaridade da nossa organização, e ao engajamento dos rotarianos, a Semana Hepatite Zero, ocorrida em 2018, ultrapassou os 110 mil testes em todos os Estados brasileiros, tendo detectado mais de 990 portadores do vírus. Esses números foram possíveis com a participação de mais de 118 Rotary Clubs que mobilizaram mais de 2.000 voluntários. Um recorde que configurou a maior testagem de hepatite C já realizada no mundo.

O trabalho em conjunto, unindo o Rotary e a ABPH nessa campanha de saúde de abrangência nacional, resultou da parceria que o diretor do Rotary International José Ubiracy Silva firmou com o presidente da ABPH, o também rotariano Humberto Silva. Segundo ele, “a hepatite precisa ser identificada o mais rápido possível e evitada quando conseguido. Com a presença da ABPH nosso trabalho será simplificado”, afirmou o diretor Ubiracy ao lançar a campanha Hepatite Zero para os rotarianos.

Companheiros do Caviúna que participaram da Ação: Jair de Moura, Dilma Jacinto, José Tadeu Elias da Silva, Maria Olívia Moreno de Paula, Mário Hinrichsen, Fátima Cavalaro Gaffo,= e Moacyr Gaffo

A hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática. Por essa razão, a ABPH tem se esforçado para fazer chegar ao maior número possível de pessoas os testes rápidos gratuitos que permitem identificar portadores por meio de uma gota de sangue.

Em Rolândia, o final da campanha Julho Amarelo totalizou 275 testes rápidos para Hepatite B e 252 testes rápidos para Hepatite C, sendo 3 pessoas diagnosticadas para hepatite B e 1 para Hepatite C. O diagnóstico oportuno, por meio de testes rápidos, são considerados uma das principais frentes para o combate às hepatites, todas as UBS do município disponibilizam à população a realização de testes rápidos para Hepatites B e C e, além dos testes para HIV e Sífilis.
O Rotary Club de Rolândia Caviúna em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde já agenda novas ações, pois a prevenção destacada no mês de julho deve continuar ao londo do ano.
Fontes de consulta: http://www.rolandia.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12904
Fotos –  Fátima Cavalaro Gaffo