32º BARREADO DO ROTARY CLUB DE ROLÂNDIA CAVIÚNA

O sabor inigualável deste prato típico do Estado do Paraná, experiência de mais de 30 anos e a dedicação no preparo são ingredientes no sucesso da festa.

Como ocorre todos os anos, no mês de agosto, o Rotary de Rolândia Caviúna promove o tradicional Barreado da nossa cidade. Este ano foi realizado no dia 04 de agosto, na Casa da Amizade de Rolândia.

O Barreado é um prato típico do Litoral Paranaense e esta é uma oportunidade única de saboreá-lo em Rolândia.

Os preparativos se iniciam dias antes do evento. Primeiramente são adquiridas as panelas de barro que precisam ser lavadas e deixadas de molho em água por pelo menos 24 horas, depois são escorridas e lavadas novamente e precisam escorrer e secar por mais um dia ou dois.

A carne usada deve ser magra, de segunda e de vários tipos (acém, músculo, fraldinha), precisa ser temperada com sal, cebola, alho, toucinho, pimenta e cominho, no mínimo 12 horas antes de ir para o fogo. Por ser uma quantidade grande, é temperada na câmera fria do açougue do Supermercado Juliana, ao comando da companheira Neiva Puzzi Moser, que este ano contou com a colaboração da companheira Dilma Jacinto.

As panelas são revestidas de toucinho para que a carne não grude e começa-se a montagem, alternando camadas de carne, cebola, cheiro verde e molho de tomate. Em seguida as panelas são tampadas e vedadas hermeticamente com uma massa feita de farinha de mandioca crua, cinza e água. Assim são levadas para uma “churrasqueira” feita no chão. Um braseiro é mantido aceso para que forneça as brasas que são colocadas nas panelas durante aproximadamente por 16 horas, proporcionando assim um cozimento lento e constante, o que faz com que ao ser aberta se desfie completamente.

Foram usados 240 quilos de carne distribuídas em 60 panelas de barro. Aproximadamente 35 pessoas trabalham durante o preparo. As panelas são levadas ao fogo as 18h da véspera e ficam até as 12h do outro dia, quando começam a ser servidas. Durante as 16 horas de cozimento é feito um revezamento, de 3 em 3 horas, para que as panelas fiquem constantemente em temperatura de aproximadamente 100 graus.

O prato é acompanhado de arroz branco, saladas, banana crua ou assada, farinha de mandioca e molho de pimenta.

São momento de muito trabalho, mas também de alegria e companheirismo. Todos os companheiros e familiares são envolvidos no preparo, além do nosso recente formado Rotaract Club de Rolândia Caviúna (jovens de 18 a 30 anos) que colaborou no preparo e ficou a cargo da sobremesa da festa.

Foram vendidos 400 cartões individuais e 12 panelas fechadas. A Casa da Amizade de Rolândia ficou repleta com os apreciadores do prato. A cada ano o sucesso é maior e mais elogiado, incentivando assim o clube a seguir com a tradição.

BARREADO FOTOS DE ANIBAL VIEIRA

BARREADO FOTOS DE ADEMIL DARDENGO