O Dia Mundial de Combate à Hepatite é observado todos os anos em 28 de julho para informar e sensibilizar a comunidade global sobre a hepatite B e a hepatite C, encorajando prevenção, diagnóstico e tratamento.

HUMBERTO SILVA, Criador do Projeto Hepatite Zero, que visa mobilizar mais de 200 países no mundo para a detecção, tratamento, vacinação e prevenção das Hepatites e Presidente mundial do R.A.G (Rotarian Action Group) do Rotary para a luta contra as Hepatites Virais, juntamente com os rotarianos Roberta Lopes de Moraes, Gov 2015-16 do D 4590 e Carlos Augusto Báccaro (ambos do Rotary Club de Rio Claro Sul e do Time do Programa Falando Sobre Rotary) e Alexandre Ferreira, organizaram o  Mega Lançamento Mundial, que celebrou com grande destaque o Dia Mundial de Combate a Hepatite.

DURANTE ESSE MEGA EVENTO OCORRERAM:

• Inscrição de clubes para o projeto de instalação de clínicas de Fibroscan – Hepatite, em diversos pontos do mundo.

• Inscrição de clubes para receber os kits de testagem

• Cadastramento de novos líderes (presidentes e diretores regionais) para o Hepatite Zero e Rotary Action Group for Hepatitis Eradication

• Lançamento da CONTAGEM REGRESSIVA PARA A HEPATITE ZERO 2030 – que visa, em dez anos, a partir de 28 de julho de 2020, erradicar  as hepatites no mundo.

Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros estejam infectados com os vírus B e C da hepatite e ainda não tenham recebido o diagnóstico, segundo o Ministério da Saúde. O número de mortes causadas pela doença ultrapassa o índice de óbitos por HIV no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ciente da gravidade do problema e com o objetivo de identificar, combater a doença e salvar vidas, acontece de 22 a 28 de julho a Semana da Hepatite Zero, projeto de escala mundial que dará suporte aos portadores, visando salvar vidas.

No Brasil, a iniciativa é da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, que juntos buscam ampliar cada vez mais a abrangência da campanha. Vinte e seis capitais brasileiras receberão mutirões de testes em locais públicos e de grande circulação. “Neste ano, temos a expectativa de testar cerca de 1,5 milhão de pessoas em países como o Brasil, Argentina, México, Nigéria, Quênia, Senegal, totalizando 50 países e mais de 2 mil pontos de testagem no mundo. Milhares de vidas devem ser salvas com essa importante ação”, afirma Alexandre Ferreira, vice-presidente da ABPH.

o mês de julho é chamado de  julho amarelo, uma forma de identifica-lo como o mês de combate a todos os tipos de hepatites. Pensando nisso, o Rotary contribui com o evento “Hepatite Zero” ao redor do mundo, visando identificar possíveis portadores da doença, a fim de conscientizá-los sobre o assunto e impedir sua transmissão

O período foi escolhido em virtude do Dia Mundial da Luta contra as Hepatites, comemorado em 28 de julho.

Por meio de um rápido procedimento, é possível diagnosticar a presença ou não dos anticorpos contra o vírus no organismo da pessoa examinada. A partir do momento em que se confirma o resultado positivo, os pacientes serão orientados e encaminhados a uma unidade da ABPH, onde recebem atendimento gratuito. Caso não haja atendimento na localidade de moradia do paciente, o encaminhamento será para o Centro de Referência e Tratamento (CRT-SUS) mais próximo.

A hepatite é uma doença silenciosa, progressiva, de alto risco e com tratamento disponível no SUS. O portador pode carregar o vírus por muitos anos sem se dar conta. No mundo são 500 milhões de portadores, e a doença, hoje, mata duas vezes mais que a Aids (4 mil óbitos por dia- que poderiam ser evitados se a doença fosse descoberta a tempo. Existe cura, então os portadores precisam descobrir que têm a doença, fazendo o teste. O enfrentamento das hepatites só ocorrem se houver diagnóstico.

Sobre o Hepatite Zero –  O projeto mundial, que hoje se instala em mais de 100 países teve início por meio da indignação de um brasileiro que sobreviveu à Hepatite C. Humberto Silva declarou guerra à doença, fazendo um voto a Deus e prometendo mudar a situação como o mundo trata o silêncio da enfermidade, fator que ocasiona hoje a morte de duas pessoas por minuto. O projeto foi criado há três anos, em parceria com o Rotary mundial e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite.

O Rotary Club de Rolândia Caviúna participou desse Mega Evento, e fez a inscrição do clube nessa luta de contagem regressiva para exterminar as hepatites virais no mundo. O Rotary Rolândia Caviúna está engajado na luta desde 2016. Já realizou 14 ações do Hepatite Zero na cidade de Rolândia. Neste evento foi sugerido que os rotarianos se tornassem embaixadores do Hepatite Zero, tirando uma foto com as mãos espalmadas mostrando que em 10 anos as hepatites serão extintas. Cada embaixador fará divulgação do projeto e buscará os meios oferecidos pela ABPH para realização dos testes rápidos em suas cidades.

Texto e fotos – Fátima Cavalaro Gaffo

Fonte de consultas – https://www.diariozonanorte.com.br/semana-da-hepatite-zero-realiza-testes-gratuitos-para-detectar-a-doenca-veja-a-relacao-de-locais/