PROJETO CORONA ZERO DO ROTARY CAVIÚNA – FAZ TESTAGEM NO LAR DE IDOSOS CAIRBAR SCHUTEL
O Projeto Corona Zero que é uma extensão do Hepatite Zero, onde toda experiência e “know how” daquela equipe foi disponibilizada para o combate a COVID-19.
O referido Corona Zero se propõe principalmente em proteger a população de idosos que está confinada nos conhecidos “Asilos” ou Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) espalhados pelo país. Estima-se, baseado em estatísticas dos EUA, que 20 a 50% dos idosos nestes estabelecimentos poderão vir a óbito com o avanço da doença.
O que é o Corona Zero?
É um conjunto de ações com o objetivo de proteger a população mais vulnerável na pandemia do Covid-19 – os residentes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou asilos e casas de retiro (bem como os trabalhadores delas) da tragédia que houve nos E.U.A. e na Europa, onde 50% do total de mortes no país foram oriundas dessa população.
AÇÕES
O papel do Rotary neste projeto é realizar, através dessa malha de associados pelo Brasil, CAMPANHA DE PROTEÇÃO E PREVENÇÃO DO COVID-19 nos ILPIs, consistindo-se a ação, especialmente, no incentivo de parcerias locais com os órgãos de saúde. Os testes recebidos pelo Rotary são exclusivamente para serem realizados nos asilos.
Assim que a campanha foi lançada em 25 de maio de 2020, o Rotary Club de Rolândia Caviúna entrou em contato com os asilos, que prontamente aceitaram receberem as testagens. Em seguida o Rotary fez o cadastro dos asilos Cairbar Schutel e Maanaim. Após 40 dias os asilos foram selecionados e os Rotarianos receberam treinamento para saber como proceder e também fizeram parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que as testagens fossem feitas nos asilos e nos colaboradores dos mesmos.
Com a chegada dos testes e todos os IPIs para os profissionais da saúde, foi agendada a testagem. O Rotary aguardou a Secretaria de Saúde agendar os testes em data conveniente para os idosos, pois nossa secretaria de saúde já realiza as testagens e o Rotary se adequou nesta agenda.
Somente o Cairbar Schutel foi testado nesta quinta-feira de manhã, dia 24. A Casa de Repouso Maanaim já recebeu todas as testagens necessárias, segundo informou Rafael Dias, Diretor da Vigilância em Saúde de Rolândia e por isso os testes que seriam aplicados neste local foram devolvidos para ABPH – Corona Zero (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite). A devolução se fez necessária por virem identificadas especificamente para os internos e colaboradores da instituição, não podendo assim ser direcionada a qualquer outra instituição.
Os Testes foram levados para um Laboratório DASA em São Paulo que enviará o resultado dos mesmos, ao médico responsável.
Texto e fotos – Fátima Cavalaro Gaffo