CONNECT CAVIÚNA

Maria Olívia de Paula, Simone Bernardy, Fátima Gaffo Presidente 2020/21, Victor dos Santos Presidente Rotaract, Francine Utyana do Rotaract, Edy Tivanello e Irineu de Paula

A revolução digital transformou o nosso mundo, outrora distante na comunicação, em um mundo globalizado onde podemos saber dos fatos em tempo real, transformou nosso modo de pensar, agir, se comunicar e aprender. Essa evolução se deu de uma forma acelerada e muitas pessoas ficaram à margem dessas inovações. Algumas chegam próximas, mas não conseguem acompanhar as mídias sociais e até mesmo tem dificuldades em usar o seu próprio celular.

Pensando em tudo isso e aproveitando os lemas do Rotary International do ano 2019/20 “O ROTARY CONECTA O MUNDO” e 2020/21 “O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES”, o Rotary Club de Rolândia Caviúna viu a necessidade da inclusão das pessoas, que estão na terceira idade, na era digital.

Hoje, mais do que nunca, com a pandemia mundial da Covid-19 e o isolamento social, essa inclusão se faz necessária e urgente, pois a maioria dos idosos tem acesso a aparelhos celulares, mas se deparam com um grande desafio: “Como usá-los? ”.

A princípio o projeto seria aberto a comunidade em parceria com instituições de ensino de Rolândia, mas devido a pandemia isso ficou para uma segunda etapa prevista para início de 2021.

Francine Utyama orientadora do projeto e aluna Edy Gusmão Tivanello

Nesta primeira etapa o projeto conta com a parceria dos jovens do Rotaract de Rolândia Caviúna e está atendendo os associados do próprio clube com um pouquinho mais idade, para que tenham condições de participar das reuniões on-line e também aprender um pouco mais sobre as mídias sociais.

São 9 alunos entre 55 e 85 anos, atendidos individualmente por um monitor particular do Rotary ou do Rotaract, em horários diferenciados. As aulas ocorrem na Casa da Amizade nas segundas a noite e nas quartas a tarde. O curso teve início na primeira semana de outubro e terá duração de dois meses seguindo todas as normas de segurança exigida pelo Decreto Municipal.

Os objetivos do projeto são: dar acesso as novas tecnologias, incentivar a participação dos idosos nas redes sociais e em reuniões on-line, desenvolver mais autonomia e a autoconfiança na utilização dos recursos tecnológicos, ampliar e fortalecer a comunicação com familiares, amigos e comunidade e minimizar os impactos do isolamento social.

Irineu e Maria Olívia com o instrutor Victor

Simone com a instrutora Fátima

Comp. Sérgio Schneider com a instrutora Fátima

comp. Celestino com a instrutora Fátima