O lixo tecnológico ou eletrônico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem, como ferro, cobre, chumbo, alumínio, zinco, ouro, prata, platina, plásticos, níquel, mercúrio, entre outros. Muitas dessas substâncias prejudicam o sistema nervoso, sistema digestivo, são cancerígenas, acumulam-se nos rins, fígado e nos ossos, causam alergias e problemas respiratórios.

Tentando contribuir para amenizar o problema o Rotary Club de Rolândia Caviúna realiza coleta de lixo eletrônico desde 2018 em pontos fixos na cidade de Rolândia. Atualmente esses pontos estão concentrados no Supermercado Juliana na Avenida Castro Alves e no Supermercado Locatelli na Rua Santos Dumont.

A coleta é realizada semanalmente pela parceira do Rotary Caviúna a ONG E-LETRO, na cidade de Londrina, que é especializada na recuperação de eletrônicos e dá a destinação correta do material. Ao longo de 3 anos de parceria, já foram retiradas mais de 9 toneladas de lixo eletrônico do município de Rolândia. Dentre os materiais coletados temos computadores, televisores, micro-ondas, monitores, celulares, entre outros.

Devido a demanda e aos pontos de coleta permanente não comportarem eletrônicos maiores, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, secadoras, freezers, lava-louças, entre outros, viu-se a necessidade de uma coleta desses itens.

A presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna, Fátima Cavalaro Gaffo, em contato com a E-LETRO, solicitou uma coleta de eletrônicos de grande porte, que prontamente foi aprovada pela diretoria da ONG. A coleta foi realizada no dia 12 de setembro de 2020.

Foram coletados 750 kgs de resíduos eletrônicos, geladeiras, máquinas de lavar, microondas, televisores, entre outros equipamentos e mais 300 Kg de eletrônicos menores, que se encontravam nos dois pontos fixos de coleta.

Toda coleta foi levada pela ONG E-Letro para, depois de uma triagem, serem recuperados ou reaproveitados em parte e finalmente serem desmontados para reciclagem e ter a destinação correta para cada material.

A E-LETRO, também tem um trabalho social, doando eletrônicos recuperados a instituições e para os projetos do Rotary.

A Educação Ambiental deve ser dever de todos  e deve formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

Assim o Rotary Club de Rolândia Caviúna busca contribuir para com o meio ambiente e também com a saúde da população e agradece a todos que contribuíram para que essa ação tivesse sucesso.