O projeto Abra Essa Atitude recolhe lacres de metal que são revertidos em cadeiras de rodas para o Banco solidário do Rotary Club de Rolândia Caviúna.

O projeto já existe desde 2017 e faz coleta de lacres de metal em vários pontos da cidade de Rolândia. Na gestão 2020/21, a presidente Fátima Cavalaro Gaffo fez uma parceria com a empresa cidadã do clube, a KNN Idiomas, que patrocinou novos adesivos de identificação para as garrafas pets do projeto. Também foi criado um banner para ser fixado nos pontos comerciais e escolares que contribuem com a arrecadação. Essa foi uma forma de identificação do local e também um singelo agradecimento aos proprietários, que voluntariamente colaboram com o projeto.

Além desses pontos de arrecadação, muitas pessoas contribuem com o projeto de forma anônima e voluntária, levando até os companheiros do clube ou até os pontos de arrecadação os lacres que retiram das latinhas.

São necessárias cerca de 80 garrafas pets de 2 Litros de lacres para conseguir o valor de uma cadeira de rodas. Quando se juntam uma quantidade suficiente de lacres, os mesmos são vendidos e o valor arrecadado é totalmente revertido para a compra das cadeiras. Cada garrafa cheia pesa em torno de 700 gramas de lacres.

A última venda feita foi em dezembro de 2020, cerca de 302 KG de lacres que serão revertidos em 4 ou 5 cadeiras para o banco solidário do clube. Essa quantidade foi proveniente de aproximadamente 432 garrafas pets de 2 Litros cada, arrecadadas em um ano e meio.

O Rotary Club de Rolândia Caviúna também conta com a parceria do Jornal de Rolândia que distribui painéis (Lacres com Amor) nos quais as garrafas ficam expostas para a coleta de lacres.

A presidente 2020/21, Fátima Cavalaro Gaffo aproveita a oportunidade para agradecer a todos que colaboram com o projeto, lembrando: A AÇÃO É PEQUENA, MAS A AJUDA É GIGANTE.