Foto retirada do site da instituição – sede masculina do CERVIN

CERVIN -— Centro de Recuperação Vida Nova, Instituição de iniciativa civil, sem fins econômicos, que há 35 anos desenvolve atividades com a finalidade de recuperação e ressocialização de dependentes químicos (álcool e outras drogas) em adultos e adolescentes de ambos os sexos, possuindo duas Unidades, a Masculina em Rolândia, e a Feminina em Cambé. O tratamento oferecido tem duração de seis meses e atende cerca de 60 pessoas de ambos os sexos.

O CERVIN enfrenta a problemática da drogadição, através da prevenção, acolhimento e reinserção social, visando uma melhor qualidade de vida ao indivíduo, família e sociedade. Assim desenvolve vários projetos e atividades na instituição, como horticultura, queijaria, padaria, marcenaria, entre outros. Sabendo da idoneidade e da missão dessa instituição, o Rotary Club de Rolândia Caviúna e o Rotary Club de Londrina Sudeste viram a oportunidade de contribuir, em conjunto, com a melhoria da panificação, que além de produzir os pães para os internos também utiliza essa atividade como fonte de renda para a instituição. O CERVIN atende tanto pessoas da região norte do Paraná, como também de outras regiões do Paraná e do País.

Foi elaborado um projeto denominado CERVIN PÃO, que viabilizou a doação de um cilindro elétrico industrial e uma modeladora de pães, que teve como objetivos:

-Melhorar as condições de trabalho dos internos que trabalham na panificação

-Diminuir o tempo gasto com a produção manual dos pães

-Aumentar a produção para que, além de atender a demanda interna da instituição, o excedente possa ser revertido em renda para melhoria da própria panificação bem como de outras atividades desenvolvidas pelos internos do CERVIN.

-Desenvolver no interno habilidade em panificação para que ao término do tratamento ele possa ter uma profissão.

Foto José Eduardo silva – presidentes e companheiros do Rolândia-Caviúna e Londrina-Sudeste fazendo a entrega o projeto ao presidente do CERVIN

E assim a entidade ganhou um cilindro elétrico e uma modeladora de pão, doados pelos Rotary Clubs de Rolândia-Caviúna e de Londrina-Sudeste. Os equipamentos, que custaram cerca de R$ 8,9 mil, foram entregues nesta segunda-feira (26/04/2021) na sede da entidade. Foram doados um cilindro industrial elétrico inox com pedestal e um modelador de pães de mesa.

“Essa doação foi fundamental. Era uma necessidade nossa, mas para a qual não tínhamos recursos.”, afirmou Edson Galvan, presidente do Cervin. Ele se lembra que conversou com Fátima Cavalaro Gaffo, presidenta da Rotary Rolândia-Caviúna, em dezembro e ela perguntou do que a entidade precisava. “Os padeiros que passaram por aqui sempre falavam desse cilindro e dessa modeladora de pães”, ressaltou Edson. “Os dois clubes foram bem rápidos em nos atender e as máquinas já chegaram. O resultado disso vai estar na mesa todos os dias desses acolhidos”, concluiu Edson.

Fátima Cavallaro explicou que a parte do dinheiro repassada pelo Caviúna é fruto da promoção do Barreado. “Por isso é muito importante quando as pessoas nos ajudam em nossas promoções. Aqui, podemos ver isso se tornando realidade na ajuda para outras pessoas”, ressaltou Fátima. O principal uso das máquinas será para se fazer o pão francês para consumo interno.

O presidente do Rotary Londrina-Sudeste, Arthur Harbs, afirmou que essas doações fazem mais bem para quem doa do que propriamente para quem recebe. “É a primeira vez que doamos esse tipo de material”, revelou. Arthur também falou da parceira com o Rolândia-Caviúna, que tem dado muito certo. “Começamos a nossa parceria, e a nossa amizade, no show de patinação, há alguns anos. Não paramos mais”, relembrou o presidente.

Hudson Celso Licha, 50 anos, é o padeiro do Cervin, onde aprendeu o ofício durante o seu tratamento. “Fazemos cerca de 250 pães do tipo francês para consumo próprio, mas sem modeladora. Também fazemos de 15 a 20 pães caseiro para a venda”, explicou Hudson. O padeiro afirmou que terá que aprender a trabalhar nesses equipamentos, mas que eles vão melhorar a sua produção. “O outro cilindro nosso travava de vez em quando, parava. Agora, temos um bem moderno”, comemorou Hudson.

Texto – Fátima Cavalaro Gaffo com parte extraída do Jornal de Rolândia.

Fotos Fátima Cavalaro Gaffo, José Eduardo Silva e Moacyr Gaffo. (As fotos sem máscara foram de uma visita feita a instituição antes da pandemia, pois atualmente não está sendo permitida visitas nas instalações devido ao Decreto Municipal)

Foto José Eduardo Silva – padeiro Hudson.

Foto José Eduardo Silva – Presidente do RC Rolândia-Caviúna Fátima Cavalaro Gaffo, Edson Galvan Presidente do CERVIN e Arthur Harbs presidente do RC de Londrina-Sudeste