No Rotary temos várias áreas de enfoque. Uma delas é a EDUCAÇÃO BÁSICA E ALFABETIZAÇÃO, que está sendo destacada neste mês de setembro.

Para representar esta área convidamos a professora APARECIDA MARIA LEPRE, um ícone da alfabetização em Rolândia, para ser nossa homenageada desta noite.

Professora Cida Lepre ou tia Cida como é conhecida, teve uma mãe que reconheceu seu dom e amor ao magistério, Antonia Montini Lepre, que apoiava a filha dizendo para que fosse em busca do seu sonho. Seu pai, Primo Lepre, muito conhecido no meio político em nossa cidade, foi cinco vezes vereador, sendo dois mandatos em São Martinho e três em Rolândia. Também foi prefeito de Rolândia por dois mandatos.

Cida é a primeira filha de seis irmãos, nasceu no dia 16 de setembro de 1934 na cidade de Catiguá no Estado de São Paulo.

Com cinco anos de idade veio para o Distrito da Prata, na vizinha cidade de Cambé. Ainda criança mudou-se para São Martinho e posteriormente para Rolândia.

Cursou a Escola Normal Regional e fez o magistério na Escola Normal D. Pedro II, em Rolândia, atual Escola Municipal Dr. Vitório Franklin.

Foi nomeada em março de 1955 pelo Grupo Escolar do Distrito de São Martinho, onde permaneceu alfabetizando crianças por mais três anos.

No ano de 1959 foi transferida para o Grupo Escolar Souza Naves, onde permaneceu alfabetizando até 1970.

Em fevereiro de 1971 foi convidada pelo fundador da Escola Roland, Hans Kirschen, que há dois anos e meio dava início as suas atividades na nossa cidade, também para ser alfabetizadora, onde permaneceu até o ano de 2005.

Portanto teve 50 anos de sua existência dedicados a alfabetização. Parte na rede pública e parte na rede particular, sendo que durante 10 anos teve dupla jornada nas duas redes escolares.

Como curso superior fez a faculdade de Educação Física, mas sua paixão pela alfabetização falou mais alto em toda sua trajetória profissional.

Hoje, aposentada, com 81 anos de vida, se dedica a família, faz serviço voluntário na APAE e tem como robe o corte costura.

Quando questionada sobre o que a moveu ficar 50 anos no magistério e na mesma função de alfabetizadora ela responde sem titubear: “amor a profissão”.

A professora Cida, emocionada, recebeu do Rotary Club de Rolândia Caviúna uma singela homenagem pelos 50 anos de serviços prestados a educação de tantas crianças, que hoje se tornaram profissionais renomados nas mais diversas áreas em nossa região, em outros estados e até fora do Brasil.

O lema rotário 2015/2016 é: SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO.

Com certeza a nossa Tia Cida foi um grande presente para o mundo da educação.

Fotos

Clique aqui para visualizar as fotos da homenagem a professora alfabetizadora Aparecida Maria Lepre.