O Rotary Club de Rolândia-Caviúna e o Rotary Club de Rolândia, na gestão 2020/2021, participaram de uma ação para instalação de 14 pontos com 20 placas com mensagens de conscientização ambiental para quem passa pela Estrada de São Rafael de Rolândia.

Essa é uma ação da Secretaria de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Comissão da Preservação Histórica de Rolândia (Comphir), do Rotary Club de Rolândia-Caviúna e do Rotary Club de Rolândia.
A ação também teve o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, e do Spa Recanto das Figueiras, que fica na Estrada São Rafael. Também realizou-se coleta de lixo em toda estrada. Essa estrada rural é muito frequentada por turistas, pedestres e ciclistas devido a sua beleza natural. A Estrada de São Rafael,  como é conhecida, é um dos maiores pontos turísticos de Rolândia, e essas placas são direcionadas para as pessoas que usam a estrada durante a semana e, principalmente, nos finais de semana e feriados.

Os organizadores esperam que as mensagens produzam resultado e que as pessoas tenham mais consciência que a estrada é um patrimônio cultural e precisa ser preservado.

Pres. 2020/2021 do RC de Rolândia-Caviúna Fátima Cavalaro Gaffo contribuindo na confecção das placas

Voluntários na pintura das placas