Desde 2018 o Rotary Club de Rolândia-Caviúna tem o Projeto de Coleta de Lixo Eletrônico. As coletas eram realizadas permanentemente através de eco pontos distribuídos em comércios e escolas da cidade de Rolândia. Esses eco pontos recolhiam os eletrônicos de pequeno porte em grandes cestos identificados, que eram deixados pelos clientes ou alunos. Para os eletrônicos de porte maiores eram feitas coletas pontuais diretamente na Casa da Amizade e previamente agendadas e divulgadas.

Todo projeto tem parceria com a ONG E-Letro, da cidade de Londrina, que recolhe os eletrônicos arrecadados e dá a destinação correta a todos eles. A E-Letro, além de reciclar, recupera muitos dos eletrônicos para comercializar a um custo baixíssimo e também faz doações dos equipamentos recuperados para instituições.

A partir de julho de 2021, com a desativação dos eco pontos, as coletas serão realizadas pontualmente  pelo Rotary Club de Rolândia-Caviúna. No dia 18 de setembro de 2021 foi realizada uma grande coleta com um recolhimento de 1.200 Kg de lixo eletrônico. A ação foi amplamente divulgada durante 30 dias e contou com a parceria e apoio da SEMMA -Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ACIR – Associação Comercial e Industrial de Rolândia, da Empresa Cidadã KNN Idiomas e também do Rotaract Club de Rolândia-Caviúna.

A divulgação contou com o apoio do JR – Jornal de Rolândia, da TV Cultura Canal 27 e do Programa Maurício Promoções.

A E-Letro e todos os envolvidos recolheram os eletrônicos das 9h às 16h, na Praça Paul Harris, na Av. Castro Alves, em frente o Supermercado Juliana, cujo proprietário, Sr. Antônio Lopes, além de ser Associado Honorário do Rotary Club de Rolândia-Caviúna, sempre disponibilizou o seu estabelecimento para ser um eco ponto desde 2018.

O responsável pelo projeto, o companheiro José Moacyr Gaffo, em entrevista concedida através da live do JR, no dia da coleta, agradeceu a todos os apoiadores e disse que em breve organizará outra ação desta.

Além do lixo eletrônico, foram coletadas lâmpadas e baterias. Muitos questionaram a coleta de pilhas, e o Secretário Municipal do Meio Ambiente esclareceu que as pilhas eles recolhem na própria secretaria.

Moacyr Gaffo e Fátima Cavalaro Gaffo – responsáveis pelo projeto

Colaboradores da Empresa Cidadão KNN Idiomas

Motorista da E-Letro, companheiros do RC Rolândia-Caviúna que participaram da ação- Sonia Jensen Zanetti, Jair de Moura, Simone Bernardy, Victor Valin, Fátima Gaffo e Moacyr Gaffo

Rotaractianos que colaboraram na ação – Francine Utyama, Victor Valin, sua esposa Sirlene e filha Sophie, Rafael e Talita.