O Rotary Club de Rolândia-Caviúna faz doação de mais 3 cadeiras de rodas através do Projeto Mobilidade para Todos.

Desde 2006, uma parceria entre o Rotary Club de Maringá Parque do Ingá, a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) e a ONG americana Free Wheelchair Mission (FWM) possibilita a distribuição de cadeiras de rodas anualmente. Em 2018 o projeto se estendeu aos clubes da região de Londrina. Desde então o Rotary Caviúna participa do projeto e já doou 31 cadeiras, para instituições (UBS, asilos, APAE e  escolas) e para pessoas físicas na cidade de Rolândia, também 3 delas foram para uma expedição que levou 180 cadeiras aos índios Xavantes e Xingu no Mato Grosso.

No dia 04 de junho de 2022 foram doadas 3 cadeiras, sendo todas para pessoas físicas. Os beneficiados e representantes receberam as cadeiras em suas residências, as quais foram entregues por alguns companheiros e pelo Presidente do Rotary Club de Rolândia-Caviúna, Maio Roberto Hinrichsen. Os usuários e seus cuidadores receberam instruções a respeito do uso das cadeiras e o clube também ofereceu uma assessoria de uma fisioterapeuta voluntária, que se prontificou a orientar os cuidadores para que possam aprimorar de forma mais eficaz a maneira de lidar com os usuários das cadeiras. As cadeiras são entregues gratuitamente e somente o clube tem o custo da logística de transporte das mesmas.

Antes da entrega das cadeiras o clube passou por treinamento para a seleção dos beneficiários. Foram feitas visitas para ver a necessidade real e retirada das medidas,  em seguida foram feitas as inscrições no projeto. Assim que o clube recebeu a aprovação da solicitação e recebeu as cadeiras, os companheiros responsáveis pelo projeto passaram por um treinamento para a montagem de acordo com as medidas de cada contemplado. Com as cadeiras montadas os coordenadores do Projeto Mobilidade para Todos fizeram uma auditoria para verificação de todos os detalhes da montagem e só então o clube teve a liberação para fazer a entrega. Essa auditoria é importante para que o usuário receba a cadeira com suas medidas personalizadas e para que ela seja totalmente segura e confortável.

HISTÓRICO

Em 2005 o Governador Distrital do 4630 ano 2007-08 Amaury Cesar Cruz Couto, foi líder de Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE nos Estados Unidos) e soube da intenção do Rotary na Califórnia em efetuar um projeto de subsídios equivalentes doando cadeiras de rodas. Devido à complexidade do projeto de receber uma doação internacional, o Rotary Maringá Norte assumiu o projeto sob a coordenação do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá.

Assim nasceu o 1º. Projeto de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, em parceria com o Rotary Santa Barbara Sun Rise da California – USA, que compraram da Free Wheelchair Mission (FWM) e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006.

Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte Furquim de Castro foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011 o projeto foi com o Rotary de Maringá Parque do Ingá e envolveu 15 Rotary Clubs, 8 de Maringá e 2 da região e 5 Rotary Clubs da Alemanha e Fundação Rotária, levantou-se o montante de US$ 25.000,00 para a compra das cadeiras de rodas.

Com este histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission, a partir de 2014, começou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá.

A Free Wheelchair Mission é uma organização humanitária internacional, sem fins lucrativos e baseada na fé, que fornece cadeiras de rodas para pessoas com deficiência em países em desenvolvimento que não têm recursos para obter uma, dentre as quais a Organização Mundial de Saúde estima um número superior a 70 milhões.

Logística

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.

Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêiners de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.

A distribuição no Paraná é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.

O programa Mobilidade para Todos coordena a parcerIa com a FWM, os treinamentos e a distribuição no estado do Paraná. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.

Conforme palavras de Don Schoendorfer: “Estamos transformando vidas e abrindo portas para educação, emprego e oportunidades na comunidade”.

Para conhecer melhor o projeto você pode acessar: https://mobilidadeparatodos.net/  e https://www.freewheelchairmission.org/

Recebendo as cadeiras