Presidente do RC de Rolândia Antenor Soares Bem e Presidente do EC de Rolândia Caviúna José Moacyr Gaffo

O Rotary Club de Rolândia-Caviúna e o Rotary Club de Rolândia participaram do desfile de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência e para comemorar a data a Secretaria de Educação e Cultura do município de Rolândia organizou um desfile cívico convidando as escolas, instituições e comercio em geral para participarem.

Os dois clubes de serviços do Rotary levou para o desfile algumas de suas atividades e assim mostrar um pouco do trabalho para a comunidade. Durante o desfile foi lido um breve relato elaborado pelo companheiro José Marques Filho, a respeito dos clubes:

O Rotary Club de Rolândia e o Rotary Club de Rolândia – Caviúna são agremiações de prestação de serviços à comunidade que, desde sua fundação nas décadas de 50 e 70, têm procurado servir à comunidade de Rolândia promovendo, participando, colaborando e apoiando ações, projetos e eventos de interesse de nossa cidade. Entre as inúmeras participações do Rotary em Rolândia gostaríamos de destacar as seguintes:

– Atuação direta em 1957 (no 25º aniversário da cidade) para que a cidade alemã de Bremen doasse à Rolândia a estátua do famoso herói ROLAND;

– Fundação da ACIR (Associação Comercial e Empresarial de Rolândia) em 1962;

– Fundação da APAE de Rolândia em 1971;

– Participação durante décadas das campanhas de vacinação contra a poliomielite – (A campanha POLIO PLUS do Rotary Internacional desde 1985 vem procurando eliminar a poliomielite no mundo, faltando apenas 3 países para conseguir seu objetivo, a saber: Afeganistão, Paquistão e Nigéria);

– Participação efetiva na campanha Hepatite Zero, com o fornecimento e aplicação de kits para a detecção precoce da hepatite C;

– Fornecimento de equipamentos e instrumentos cirúrgicos ao Hospital São Rafael;

– Promoção anual (há 35 anos) da festa do BARREADO;

– Auxílio a creches, escolas e entidades assistenciais;

– Homenagem e premiação a diversos profissionais e alunos destacados;

– Participação ativa no intercâmbio internacional de jovens estudantes;

– Apoio a inúmeras ações do poder público na área de esportes, cultura, saúde, educação, ação social e segurança.

Os clubes de Rotary formam no mundo todo a agremiação chamada ROTARY INTERNATIONAL, que há mais de cem anos vem prestando serviços humanitários em 219 países, através de programas de combate à fome, à miséria, ao analfabetismo, às epidemias e endemias, e no socorro às vítimas de grandes calamidades.

O Rotary atua de modo especial nas seguintes áreas de enfoque:

1. Consolidação da paz e prevenção de conflitos;
  2. Prevenção e tratamento de doenças;
  3. Água, saneamento e higiene;
  4. Saúde materno-infantil;
  5. Educação básica e alfabetização;
  6. Desenvolvimento econômico e comunitário e,
  7. Meio ambiente.

O Rotary promove o companheirismo; reconhece o mérito de toda ocupação útil; difunde normas de ética e aproxima profissionais, visando à Paz e a Cooperação entre todos.

Voltado para a paz mundial, o Rotary participa de diversos organismos internacionais como: ONU, OEA, UNESCO, Comunidade Europeia, entre muitos outros.

Os clubes rotários de Rolândia apontam para a necessidade de todos nós cultivarmos e praticarmos o civismo, o amor à Pátria e a cidadania consciente.

SALVE A PÁTRIA BRASILEIRA!!!

TEXTO, FOTOS E VÍDEO – Fátima Cavalaro Gaffo – Imagem Pública do RC de Rolândia-Caviúna