ROTARY CLUB DE ROLÂNDIA-CAVIÚNA PARTICIPA DO PROJETO PLANTE VIDA

O Projeto Plante Vida é um projeto do Rotary que tem enfoque na área ambiental que realiza o plantio de árvores nativas em áreas de reserva legal e APPs (Área de Preservação Permanente) nas propriedades rurais de todos os municípios da base territorial do Distrito 4710 do Rotary. A área de enfoque Meio Ambiente, do Rotary International, prevê e propõe ações dos clubes nesse sentido, estimulando a proteção e preservação do meio ambiente.

O Distrito 4710 do Rotary tem 84 municípios do norte e norte velho do Estado do Paraná e o projeto tem ações específicas para o plantio de árvores em zonas urbanas dessas cidades. Para isso os Rotary clubes da região são fundamentais para serem o elo entre os municípios e o projeto.

Inicialmente o projeto envolvia o plantio de 250.000 mudas de árvores, porém devido ao inédito e bem-vindo sucesso das ações, o volume previsto e já alcançado, que supera em muito esse número inicial, será deixado em aberto, para que haja adequação dos parceiros que estabelecerem convênio.

O Rotary firmou parceria com o governo do Estado do Paraná através do IAT (Instituto Água e Terra) que fornece as mudas das árvores. As mudas de árvores nativas são doadas pelo convênio firmado entre o Distrito 4710 e o Instituto Água e Terra, que também participa da supervisão do processo de plantio e manutenção pelos 12 meses previstos. Isso se faz necessário para que as mudas se desenvolvam adequadamente e não se percam.

O Rotary Club de Rolândia-Caviúna participa do projeto Plante Vida e, nesta terça-feira (20/12/2022), entregou 2.850 mudas de árvores nativas em Rolândia, sendo 1.350 para o sítio Águas do Canyon, na Gleba Roland saída para o distrito de São Martinho e mais 1.500 mudas no CERVIN, na Estrada do Ema na Gleba Bandeirantes.

Moacyr Gaffo, presidente 2022/23 do Rotary Caviúna, afirmou que o clube já havia participado de um projeto semelhante em 2018 que plantou 3.600 mudas em matas ciliares de Rolândia.

As empresas que aderirem a esse projeto receberão um SELO DIGITAL e um CERTIFICADO válidos por 12 meses (podendo ser renovado quantas vezes ela quiser) que atestam que na sua política corporativa estão inseridos princípios éticos de conscientização ecológica e ambiental.

Além de receberem e poderem utilizar o SELO PLANTE VIDA-ROTARY em suas embalagens, rótulos de produtos, website, rede sociais e outros veículos midiáticos, as empresas também terão direito a prestação de alguns serviços como consultoria ambiental, plantio de mudas de árvores em seu nome, entre outros. Também podem ter benefícios financeiros com a dedução no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas até o limite de 2% sobre o lucro operacional. Cumprimento dos dispositivos legais (Legislação Ambiental) evitando pagamento de multas e ações judiciais.

Essa certificação tem como objetivo reconhecer, estimular e certificar o compromisso com as boas práticas socioambientais, através da difusão de exemplos que tenham como princípio a sustentabilidade ambiental, a justiça social e o respeito a vida.

Fonte – Distrito 4710

Texto e Fotos –  Fátima Cavalaro Gaffo