PAUL HARRIS, FUNDADOR DO ROTARY: UM LEGADO DE VALOR IMENSURÁVEL!

Em 27 de janeiro de 1947, há 76 anos atrás, falecia na cidade de Chicago, Illinois, EUA, Paul Harris, o Fundador do Rotary, aos 78 anos de idade.

Neste dia 27 de janeiro celebramos mais um ano do falecimento do fundador Rotary, Paul Percy Harris. Apesar do fundador não mais se encontrar entre nós, não há o que lamentar, há sim, muito para festejar.

Saiba mais sobre Paul Harris e seu legado:

O MENINO

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos EUA. Aos três anos de idade, Paul e seu irmão Cecil, então com cinco anos, foram viver com seus avós paternos em Wallingford, Vermont, nos EUA. Em Vermont, como ele recorda nas suas memórias Meu Caminho para Rotary: “Eu tive o privilégio de viver num lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo”.

A JORNADA

A jornada em direção à educação levou o jovem Paul às Universidades de Vermont e de Princeton, e em seguida à Universidade de Iowa, onde se formou em advocacia, em 1891. Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão.

AS PEREGRINAÇÕES

Em 1896, terminadas as suas peregrinações, Paul estabeleceu-se em Chicago e começou a praticar o direito. Foi em Chicago que Paul teve a idéia de criar um clube para homens de negócios e em 23 de fevereiro de 1905 reuniu-se com três amigos—Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr—formando o primeiro Rotary Club.

JEAN THOMSON

Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thomson em 1910, durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontraram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Foi nessa casa que o casal recebeu a visita de incontáveis rotários. Mais tarde os Harris viajaram pelo mundo promovendo o Rotary. Eles plantaram árvores da amizade em quase todos os continentes, como símbolo do compromisso da organização com a compreensão e a paz mundial.

ONTEM, HOJE E SEMPRE

Nos primeiros anos de vida da organização, Paul trabalhou incessantemente para expandir o Rotary tanto nos Estados Unidos como no exterior. Quando a National Association of Rotary Clubs, predecessora do Rotary International, organizou sua primeira convenção, em 1910, Paul foi eleito presidente. Exerceu dois mandatos consecutivos e, na convenção de 1912, recebeu o título de Presidente emérito. Ele foi o único rotário a jamais ser honrado dessa forma.

O primeiro clube de serviços no mundo foi o Rotary Club de Chicago, fundado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul P. Harris – Advogado, Silvester Schile – Distribuidor de Carvão, Gustavus E. Loehr – Engenheiro de Minas e Hiram E. Shorey – Alfaiate.O Segundo Rotary Club foi fundado em São Francisco, em 1908. Quando, em 1910, já haviam 16 clubes, foi decidido que eles deveriam ser reunidos numa organização que pudesse divulgar o movimento, nascendo a Associação Nacional dos Rotary Clubs. Em 1910 foi fundado o primeiro Clube fora dos EUA, em Winnipeg, Manitoba, Canadá.Em 1919, surge o primeiro clube na América do Sul, o Rotary Club de Montevidéu, no Uruguai. Em 1922, o nome, Associação Nacional dos Rotary Clubs, foi abreviado para Rotary International.

Embora Paul Harris dedicasse muito do seu tempo ao Rotary, também se destacou pelos seus trabalhos cívicos e profissionais. Foi o primeiro diretor-presidente da Sociedade Nacional em prol de Crianças e Adultos Deficientes, nos EUA, e diretor-presidente da Sociedade Internacional em prol de Crianças Deficientes. Foi membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Advogados de Chicago e seu representante no Congresso Internacional de Direito em Haia e foi membro da Comissão da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos.

O legado de Paul Harris é imenso, as suas ideias continuam a frutificar-se pelo mundo inteiro, somos mais de 1.2 milhões de homens e mulheres que pertencem a mais de 34,000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas.

Durante sua vida dedicada ao rotarismo Paul foi condecorado pelos governos do Brasil, Chile, República Dominicana, Equador, França e Peru.

O FALECIMENTO DE PAUL HARRIS

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 e foi enterrado no cemitério de Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura do seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963.

No livro “O Meu Caminho para Rotary”, Paul atribui aos valores nele incutidos por seus avós e vizinhos a base que levou à concepção do Rotary: “O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades características dos meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir a minha fé nesses valores a outros seres humanos, com a mesma intensidade com que eles brilham dentro de mim”.

Apesar da sua ausência física, sabemos que de onde ele estiver, sempre estará monitorando os nossos passos, rejubilando-se conosco em cada atitude em prol da paz, da compreensão e do companheirismo mundial.