ROTARY CAVIÚNA ENTREGA PRÓTESE DE MÃO ATRAVÉS DO PROJETO MÃOS SOLIDÁRIAS

O projeto Mãos Solidárias visa apoiar pessoas que perderam suas mãos, ajudando-as a alcançar maior autonomia em suas vidas diárias.

O Rotary Club de Rolândia-Caviúna participa desse projeto e realizou o sonho o rolandiense Roberto Gonçalves de Souza, que perdeu sua mão em um acidente de trabalho aos 20 anos de idade.

A entrega foi realizada na reunião de encerramento do semestre do Rotary Club de Rolândia-Caviúna e emocionou a todos os presentes ao verem a alegria ao receber a prótese e a história de superação do Roberto.

As tutoras do projeto do Rotary Caviúna, Fátima Cavalaro Gaffo e Elaine de Albuquerque Huss, juntamente com a presidente do clube Edenir Cremonezi fizeram a entrega e deram todos os esclarecimentos da logística do projeto aos presentes.

O programa denominado “Mãos Solidárias” possibilita rotarianos efetuarem a doação de próteses de mãos para pessoas que necessitam. O programa visa atender de forma gratuita todos os brasileiros que não possuem mãos, identificados e cadastrados por rotarianos de todo o Brasil.

A prótese é uma mão protética de baixo custo, leve, durável e funcional. Ela é facilmente acoplada no antebraço e fixada através de fitas de velcro. Para que este dispositivo seja melhor adaptado, os receptores devem ter pelo menos 14 cm de membro residual, medido da ponta do cotovelo até a ponta do braço restante. Além disso, não pode haver dedos, polegar ou pulso restantes, pois eles interferem e provavelmente serão mais úteis do que a prótese. O braço deve ser flexível e totalmente cicatrizado, sem feridas abertas ou ataduras para interferir com a fixação.

O que é o Projeto Mãos Solidárias

O Projeto Mãos Solidárias nasceu da união e compromisso entre dois distritos de Rotary, o 4710 da região de Londrina e o 4630 da região de Maringá, com a missão de tornar próteses de mão acessíveis a todos os brasileiros.

Desde sua criação, o projeto tem como foco a distribuição gratuita de próteses LN4, projetadas originalmente pelo designer industrial Ernie Meadows em memória de sua filha Ellen. Em 2006, Ernie e sua esposa Marj criaram esse modelo de prótese para ser acessível e totalmente sem custos para os usuários.

Ao longo de 2024, já foram realizadas mais de 300 próteses em todas as regiões do país, ampliando o acesso e transformando a vida de quem perdeu a mobilidade de suas mãos ou nasceu sem elas. A meta é que cada entrega seja um passo rumo à inclusão e ao fortalecimento da autoestima dos beneficiários. O compromisso do projeto é continuar levando esperança, mobilidade e um novo começo para cada pessoa atendida pelo, com a convicção de que uma mão estendida pode mudar vidas.

Saiba mais sobre o Projeto Mãos Solidárias, como colaborar, como ser um voluntário e como doar para que mais pessoas que perderam suas mãos possam ter acesso a uma prótese totalmente gratuita: https://maos.mobilidadeparatodos.org/sobre/.

Ou ainda entre em contato com o Rotary Club de Rolândia-Caviúna para saber como fazer o cadastro dos interessados através do e-mail contato@rotaryrolandiacaviuna.org.br .

Fátima Cavalaro Gaffo – Tutora do projeto recebendo a prótese da coordenadora de entregas Luciana Gonçalves

 

Roberto Gonçalves de Souza com o cartão do doador da prótese

Onesmo Aparecido de Souza (irmão) e Roberto Gonçalves de Souza

Elaine Albuquerque Hus, Onesmo Aparecido de Souza, Roberto Gonçalves de Souza, Moacyr Gaffo, Fátima Cavalaro Gaffo e Edenir Cremonezi