Rotary Club de Rolândia-Caviúna teve seu tradicional barreado com o sucesso de sempre.
No dia 17 de agosto de 2025 o clube de serviços, o Rotary Club de Rolândia-Caviúna, realizou o 38º Barreado da cidade de Rolândia. Uma tradição realizada uma vez por ano, sempre no mês de agosto. O evento é uma promoção, cuja renda é 100% revertida na manutenção e realização de projetos que visam melhorias na comunidade de Rolândia.
O barreado é um prato tradicional e símbolo da culinária do litoral do Paraná, especialmente conhecido em cidades como Morretes. Ele consiste em carne bovina cozida lentamente, por um longo período (aproximadamente 16 horas), dentro de uma panela de barro hermeticamente fechada com goma de farinha de mandioca, que veda a tampa para evitar a saída de vapor. A carne, após o cozimento, fica desmanchando e é servida com farinha de mandioca branca e banana em rodelas, sendo este um prato que representa a cultura e a história da região.
O que é o Barreado?
- Prato de carne:
É um guisado de carne bovina que se torna muito macia e desmanchando após o longo cozimento. É temperado com sal, cominho, pimenta do reino e vinagre.
- Montagem da panela:
A parede interna da panela é revestida com pedaços de toucinho em tiras finas, em seguida são colocadas as camadas alternadas de carne, cheiro verde, cebola em rodelas e molho de tomate.
- Panela fechada:
A característica principal é o preparo numa panela de barro (ou pedra) que é vedada (“barreada”) com uma massa de farinha de mandioca.
- Cozimento prolongado:
A carne cozinha por muitas horas em fogo baixo, garantindo que fique bem cozida e desmanchando ao toque do garfo. O Rotary Club de Rolândia-Caviúna tem a tradição de cozinhar esse prato colocando brasas acesas ao redor das panelas durante 16 horas e assim mantê-las aquecidas até o momento de servir. O tempo de cozimento lento e constante é que proporciona o cozimento perfeito ao prato.
- Acompanhamentos:
Tradicionalmente, é acompanhado de farinha de mandioca e banana. Em Rolândia é acompanhada também por salada e arroz.
História e Cultura
- Origem:
A receita tem origens nas tradições portuguesas, trazidas para o Paraná no século 18, e foi se popularizando e sendo passada de geração em geração, principalmente no litoral do estado.
- Tradição:
Historicamente, o barreado era um prato de fácil preparo e nutritivo, servido em mutirões de trabalho, festas e, mais tarde, tornou-se um dos atrativos turísticos da região. Em Rolândia ele chegou há 38 anos trazido do litoral paranaense por rotarianos da época.
- Patrimônio:
O barreado é considerado Patrimônio Imaterial do Paraná e foi reconhecido com o selo de Indicação Geográfica, que garante a qualidade e o padrão de preparo do produto.
Para que serve?
- É um prato que representa a identidade da culinária paranaense e é um dos principais atrativos turísticos do litoral do estado e exclusivamente realizado anualmente pelo Rotary Club de Rolândia-Caviúna, na cidade de Rolândia, no Norte do Paraná.
- Para o Rotary Club de Rolândia-Caviúna esse prato vai além do cultural e histórico. Ele é a fonte de fundos para projetos sociais.
O Presidente do clube, Jair de Moura, agradece os colaboradores e patrocinadores do 38º Barreado: companheiros e amigos do Rotary Club de Rolândia-Caviúna, Supermercado Juliana (Loja 1 e Loja 2), S. Schneider Cia Ltda, Pinduca Alimentos e a população em geral que adquiriram os cartões.
Fotos e vídeos do 38º Barreado – Fátima Cavalaro Gaffo e companheiros do clube
PREPARAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DAS PANELAS E UTENSÍLIOS
MONTAGEM DA CHURRASQUEIRA
TEMPERANDO A CARNE NA CAMERA FRIA
PREPARANDO AS PANELAS PARA A CHURRASQUEIRA
MASSA PARA VEDAR AS PANELAS
PREPARAÇÃO DOS ACOMPANHAMENTOS
PLANTÃO DE 18 HORAS PARA COZINHAR O BARREADO
PREPARAÇÃO DOS KITS
MOMENTOS DE COMPANHEIRISMO
LIMPEZA DAS PANELAS PÓS BARREADO