20160813_100017 (Cópia)O Rotary Clube Rolândia Caviúna, em parceria com a Secretaria de Saúde de Rolândia, realizou 311 testes da hepatite C durante a Ação contra a Hepatite C, no sábado dia 13, no Calçadão de Rolândia. Todas essas pessoas fizeram o exame para detecção da doença, mas, felizmente, nenhuma exame deu positivo. A ação faz parte da Campanha Hepatite Zero e os quites para os exames são cedidos pela ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, que, juntamente com o Rotary lançaram a Campanha, inicialmente do Brasil, em julho de 2015, na Convenção Internacional do Rotary, em São Paulo.

Os companheiros do Rotary de Rolândia Caviúna participaram de uma primeira ação, no dia 28 de julho, no Centro de Especialidades de Rolândia. Na ocasião, foram realizados 103 testes e apenas 1 deles deu positivo. A Secretaria de Saúde  orientou e encaminhou a pessoa positivada para o tratamento adequado. Com as duas ações foram realizados 414 testes.

No Calçadão, foi montada uma barraca e os voluntários do Rotary Clube Rolândia Caviúna abordavam quem passava pelo local, convidando para fazer o teste. Depois de preencher uma ficha, a pessoa era levada até uma sala, preparada especialmente para a ação, onde fazia o exame, acompanhada por profissionais da Secretaria de Saúde. Além dos testes, também foram dadas orientações à população sobre como evitar a doença e como proceder quando se está infectado.

Dilma Jacinto, presidente do Rotary Clube Rolândia Caviúna, aproveita a oportunidade para agradecer à Secretaria de Saúde de Rolândia, ao Sr. José Roberto Nascimento, por ceder a sala onde foram realizados os testes, a Rádio Cultura de Rolândia, ao Jornal de Rolândia,   à TV Cultura pela divulgação, as Igrejas  e aos companheiros do Rotary Club de Rolândia Caviúna pela participação.

Em breve outras ações serão agendadas.
20160813_100136 (Cópia) 20160813_104146 (Cópia)