dsc09067-copiaNo dia 13/09/2016 o Rotary Club de Rolândia Caviúna recebeu o Governador 2004/05, Otávio Frederico Scandelae, do Rotary Club de Londrina Sul, para uma palestra sobre as novas gerações.

Inicialmente foi lido, pelo companheiro  Marques,  o texto da psicopedagoga Esther Cristina Pereira, que é diretora da Escola Atuação e vice-presidente do Sinepe/PR, intitulado “Que Geração é Essa? O qual questiona que tipo de crianças e adolescentes estamos formando, o que pensam, quais seus sonhos e planos para o futuro e como enxergam o mundo e as gerações passadas.

Segundo Esther Cristina Pereira,  para os adolescentes de hoje o que vale é a aparência, o ter, o parecer. Eles são tecnologicamente atualizados, mas socialmente deixam muito a desejar. Muitos não são capazes de executar tarefas simples, como arrumar o próprio quarto, por exemplo, e também ressalta a falta de emoção e sensibilidade. Diz ainda que : “Saudade: é como se não conhecessem este sentimento. Não há uma preocupação em saber da família, dos pais. A preocupação é com o que foi postado no Facebook e observações em relação ao estilo de roupa usada, mostrando verdadeiramente que o que vale é a aparência, o ter, o parecer.Esses jovens tocarão o mundo, serão nossos futuros gestores, políticos, os adultos do amanhã. Como imaginar o mundo na mão deles? Será que existirá um olhar coletivo? É óbvio que não; a individualidade e o egoísmo serão dois quesitos interiorizados de tal maneira que o outro não será visto.”

Para educadores e pais, vale uma grande ressalva: precisamos pensar em formas de lidar com esse novo perfil de ser humano. Como mudar? O que fazer?

O Governador 2004/05, Otávio Frederico Scandelae, partiu dos questionamentos da psicopedagoga e nos levou a uma análise sobre como serão as novas gerações e qual o nosso papel como cidadãos e como rotarianos para mudar essa perspectiva catastrófica de futuro.

Ele nos apresentou um vídeo com fotos mostrando variados tipos de flores e enfatizou a perfeição que cada uma apresenta, nos levando a analisar que o ser humano é perfeito, mas precisa ser cuidado, cultivado, adubado, para que possa crescer e conservar sua beleza interior.

E nós, como pais temos um papel fundamental nesse cultivo que é educar nossos filhos para as responsabilidades, para ter limites, para ter sentimentos com o próximo e consigo mesmo, para cumprir as leis.

Na sua palestra o cp. Scandelae enfatizou que a maior parte dos seguimentos da sociedade se preocupa com as futuras gerações e com o Rotary não é diferente, com relação a renovação do seu quadro social. Daí a importância de refletirmos sobre essa problemática e agirmos para que possamos deixar pessoas melhores para o mundo.

Concluindo sua palestra, apresentou um vídeo  de uma conversa entre o ator Lázaro Ramos e o Professor Leandro Karnal sobre o conceito de ética e os atuais movimentos sociais e políticos.

Texto escrito por: Fátima Ap. Cavalaro Gaffo, esposa do cp. Moacyr Gaffo, em 17/09/2016