20161019_101601O Rotary Club de Rolândia Caviúna esteve na manhã do dia 19/10/2016, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, para mais uma ação do projeto do Rotary International, o HEPATITE ZERO. Nesta ocasião foram feitos 29 testes sendo todos negativos. Nesta ocasião foram testados um grupo de pacientes do Posto de Saúde do Distrito de São Martinho que recebem medicação para hipertensão, diabetes, colesterol, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveitou o evento e fez testes de sífilis em aproximadamente 35 pacientes, detectando um caso positivo.

Participaram desta ação os companheiros José Moacyr Gaffo e sua esposa Fátima Cavalaro Gaffo, as companheiras Maria Olívia Moreno de Paula e Vera Gracino Carraro e mais duas funcionárias da Secretaria de Saúde de Rolândia.

Ainda haverá outra ação em São Martinho com data a ser definida e divulgada.

Até o momento foram realizados 443 testes em três ações do Rotary de Rolândia Caviúna, sendo um resultado positivo e encaminhado para tratamento.

O projeto visa conscientizar a população em geral para prevenção das hepatites virais.

Campanha de prevenção
Para o Brasil ter mais noção do impacto da doença, o ministério iniciou a campanha de prevenção às hepatites em julho de 2016, focando na população com mais de 40 anos – parcela que registra a maior incidência de infecções. Em geral, são pacientes que foram contaminados quando submetidos a cirurgias de grande porte, transfusões de sangue, fizeram tatuagem ou usaram drogas injetáveis antes de 1993.

A hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado. Raramente desperta sintomas. Muitos dos pacientes só descobre décadas depois quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado. A transmissão ocorre por meio de contato com sangue contaminado.

O tratamento para hepatite é feito com os medicamentos simeprevir, sofosbuvir e daclastavir. Eles são administrados por 12 semanas, renováveis por mais 12.

Recentemente a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. Para que isso aconteça, é preciso uma mobilização mundial e a sua participação é muito importante para o sucesso da CAMPANHA MUNDIAL HEPATITE ZERO.

20161019_081546-copia

Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH – idealizadora do projeto em parceria com O Rotary International  (RI), é a grande aliada dos quase 3 milhões de brasileiros infectados com os vírus B e C da Hepatite e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doentes. A ABPH e o RI tem como missão advogar pela causa, divulgá-la e criar maneiras para que os portadores já diagnosticados possam recorrer a tratamento e se curar e também, identificar os portadores de Hepatites Virais no Brasil, orientá-los e os encaminhar para tratamento, além de levar conhecimento à população sobre a doença.

Próxima Ação já agendada:

DIA 25/10/2016

HORÁRIO – 08 h até as 12 h

LOCAL – CCI – CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO – Conjunto Domingos Neves – Rolândia

SERÁ ABERTO A TODA POPULAÇÃO DAQUELA REGIÃO

Fonte pesquisa de dados My Rotary