Logomarca da campanha Pólio PLus do Rotary International.

24 de outubro: Dia de Combate à Poliomielite

O Rotary International tem como prioridade, há mais de duas décadas, a erradicação dessa doença e o Rotary Club de Rolândia Caviúna apoia essa bandeira.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 24 de outubro como o Dia Mundial da Pólio. É um dia para se lembrar de que a Paralisia Infantil é uma doença que ainda assola algumas comunidades pelo mundo. O Rotary International tem como prioridade, há mais de duas décadas, a erradicação dessa doença.

Pólio Plus é um programa especial do Rotary Internacional ao qual foi dada a mais alta prioridade entre todos os outros programas até que a completa erradicação da poliomielite seja alcançada. A meta do programa Pólio Plus é a certificação da erradicação global da poliomielite. Após vários anos de envolvimento com atividades relacionadas ao combate à doença, o Rotary lançou o programa Pólio Plus em 1985.

Por mais de 20 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje, o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária.

Em 1988 os rotarianos já haviam angariado US$ 240 milhões e mobilizado milhares de voluntários para colaborar em campanhas nacionais de imunização, e atividades de erradicação da poliomielite no mundo inteiro. Mais de dois bilhões de crianças em 122 países já estão imunizadas. A organização já contribuiu pelo menos US$700 milhões à campanha, valor que deverá chegar a US$850 milhões quando o mundo for certificado livre da pólio.

Além de providenciar e ministrar as vacinas, o programa Pólio Plus inclui também qualquer atividade diretamente ligada à erradicação da poliomielite, entre elas, apoio aos Dias Nacionais de Imunização, controle do vírus através de programas de vigilância, e vacinação de crianças vulneráveis a contrair a doença em lugares remotos. Inclui também a difusão da necessidade e benefícios do investimento de fundos adicionais para a erradicação da poliomielite entre os governos nacionais e outras possíveis fontes de financiamento.

A poliomielite, uma doença altamente contagiosa, causa a paralisia e, às vezes, até a morte. Como não há cura para a doença, o melhor remédio é a prevenção. Por apenas 60 centavos de dólar, uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida. Com um investimento internacional de mais de US$9 bilhões e o engajamento de mais de 200 países e 20 milhões de voluntários, a pólio pode ser a primeira doença do século XXI a ser erradicada.

A erradicação da pólio tem sido a prioridade do Rotary há mais de duas décadas. A organização internacional de serviços humanitários é a principal parceira na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, juntamente com a Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte-americano para Controle e Prevenção de Doenças e o Unicef, contando também com o apoio de governos e doadores do setor privado. A debilitante poliomielite está prestes a se tornar a segunda doença humana a ser eliminada do mundo (a primeira foi a varíola).

Agora falta pouco para isso acontecer. Temos o vírus em apenas três países do mundo, Afeganistão, Nigéria e Paquistão, por isso não podemos deixar de apoiar essa campanha para garantir que o vírus seja derrotado de uma vez por todas.

O Rotary é uma organização humanitária com mais de 1,2 milhão de associados em 34.000 Rotary Clubes em cerca de 200 países e áreas geográficas. Os rotarianos são líderes empresariais e profissionais que compartilham o desejo de fazer do mundo um lugar melhor por meio de serviços humanitários. O lema do ano rotário 2016/17 descreve bem esses serviços: “ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE”.

O evento anual do Rotary em celebração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, será realizado em Atlanta, EUA, na sede do Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), reunindo diversas pessoas envolvidas na luta contra a paralisia infantil.

20151023_us_138

Jeffrey Kluger, responsável pelo conteúdo de saúde e ciência da revista Time, está na lista de palestrantes do evento no Dia Mundial de Combate à Pólio.

Dentre os palestrantes estão Thomas Frieden, diretor do CDC, Jeffrey Kluger, editor sênior da revista Time, Maryn McKenna, escritora da National Geographic, John Germ, presidente do Rotary International, Jennifer Jones, vice-presidente do Rotary International, e convidados.

No evento deste ano, o quarto a ser transmitido ao vivo e o primeiro a ser realizado na sede do CDC, em Atlanta, EUA, teremos a oportunidade de aumentar a conscientização pública sobre a importância de continuarmos na luta contra a pólio. Assista à transmissão ao vivo no dia 24 de outubro pelo site endpolio.org