A Fundação Rotária é uma entidade sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem desenvolvidos pelos Rotary Clubs e pelos distritos rotários. A missão da Fundação Rotária é capacitar os rotarianos para que eles possam promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio de projetos voltadas às áreas de saúde, educação e combate à fome.

Cada dólar contribuído à Fundação Rotária ajuda a financiar seus programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Clubes e distritos candidatam-se e recebem subsídios para executar projetos em todo o mundo. As contribuições recebidas pela Fundação Rotária são creditadas em três fundos:

Fundo Anual para Programas: financia os programas da fundação.

Fundo Permanente: recebe apenas parte dos rendimentos empregados para garantir a viabilidade dos programas da entidade em longo prazo.

Fundo Polio Plus: reúne recursos para as iniciativas voltadas à erradicação mundial da poliomielite.

A Fundação Rotária completa 100 anos em 2017 e o D 4710 não poderia deixar de celebrar essa data e,por isso foi realizado na noite do último sábado (18/02), em Ibiporã-PR, Brasil, no Cine Teatro Padre José Zaneli, um Concerto de Violas e Violinos.

Abrilhantaram o evento os alunos do Projeto Sol Maior, o violinista internacional Roney Marczak,  o violeiro e maestro Rui Torneze, ícone da música de raiz do Brasil, e o Quarteto Descoberta.

A apresentação  encantou a todos os presentes com obras de Hermeto Pascoal, Zequinha de Abreu, Ramon Xisto Rios, Durval Pereira, Sivuca, João Pernambuco, Lupicínio Rodrigues, Teddy Vieira, Alceu Valença, Luiz Gonzaga e vários outros.

Os convites para o concerto foram vendidos a R$ 150,00 com renda destinada aos projetos humanitários da Fundação Rotária e ao Projeto Sol Maior.

Estiveram entre os presentes, rotarianos de todo distrito, alguns ex governadores do Rotary, autoridades municipais, seus familiares e o Rotary Club de Rolândia Caviúna com sua presidente Dilma Jacinto e alguns companheiros. Aproveitando a oportunidade o violinista que coordenou a apresentação, Roney Marczak, anunciou, com muita alegria, a participação, uma vez por mês, do maestro Torneze na Escola Sol Maior, que a partir de agora ministrará aulas de viola caipira, bandolim, cavaquinho e violão no projeto. Os alunos que se destacarem nas aulas  poderão participar dos shows da Orquestra Paulistana de Violas Caipiras, que é uma criação do renomado maestro Torneze.

Entre as apresentações a Senhora Irma Sueli Oricoli, Governadora 2016/17 do D 4710, fez uso da palavra agradecendo a todos pela participação e de modo especial aos músicos que se apresentaram. Também falou da importância da Fundação Rotária, que está entre as 10 fundações com maior credibilidade do mundo.

E para concluir a noite foi feito um grande brinde no saguão do cine teatro pelos 100 anos da Fundação Rotária e uma grande queima de fogos.

Fátima Cavalaro Gaffo