Rotary Club é uma entidade para prestação de serviços à comunidade local e mundial, sem fito de lucro. Não é secreta, suas reuniões são realizadas em local de fácil acesso ao público e a sua secretaria e literatura estão ao alcance de qualquer pessoa.
Um Rotary Club não pratica assistencialismo, beneficências, filantropia e nem é linha de crédito. São profissionais reunidos para colocarem as habilidades profissionais a serviço de programas e projetos de Rotary Internacional e Fundação Rotária.
Não é social, esportivo ou literário. É um clube humanitári. Por esta razão, o seu programa e objetivos diferem totalmente do objetivo e programa das demais associações e dentro as principais características é possível citar.
- O Rotary se empenha pelo desenvolvimento, estímulo e compreensão, boa-vontade e relações amistosas entre os povos do mundo, baseados no ideal de servir.
- Rotary é uma confraternização mundial de líderes profissionais e empresários reunidos em Rotary Club com o propósito de estimular a aplicação prática do Ideal de Servir, tanto individualmente como coletivamente, com ênfase no indivíduo.
- O Rotary Club seleciona os seus associados com base no princípio da classificação, segundo a natureza das atividades de negócio ou profissão, e local de trabalho ou residência da pessoa.
- A frequência regular às reuniões do clube é exigida pelo menos até um mínimo estabelecido para que a pessoa possa continuar a ser associado, a fim de que o companheirismo e as relações travadas possam ser desenvolvidos como primeiro passo para amizades duradouras.
- Proporcionam oportunidades aos associados de desenvolverem apreço e desejo de praticar e de exemplificar elevados padrões de ética nas suas atividades pessoais, comerciais e profissionais.
- As crenças religiosas ou políticas do rotariano são assuntos que somente a ele concerne. Espera-se que o rotariano seja fiel à sua religião e leal à sua cidadania.