Moacyr Gaffo, Fátima Cavalaro Gaffo (Presidente), Mário Hinrichsen, Edenir Cremonesi, Edno Costa Vitor Valin e Francine Utyama (Rotaract)

O Rotary Club de Rolândia Caviúna faz uma coleta de Eletrônicos de Grande Porte no dia 12 de setembro.

O lixo tecnológico ou eletrônico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem, como ferro, cobre, chumbo, alumínio, zinco, ouro, prata, platina, plásticos, níquel, mercúrio, entre outros. Muitas dessas substâncias prejudicam o sistema nervoso, sistema digestivo, são cancerígenas, acumulam-se nos rins, fígado e nos ossos, causam alergias e problemas respiratórios.

Tentando contribuir para amenizar o problema o Rotary Caviúna realiza coleta de lixo eletrônico desde 2018 em pontos fixos na cidade de Rolândia. Atualmente esses pontos estão concentrados no Supermercado Juliana na Avenida Castro Alves e no Supermercado Locatelli na Rua Santos Dumont.

A coleta é realizada semanalmente pela parceira do Rotary Caviúna a ONG E-LETRO, na cidade de Londrina, que é especializada na recuperação de eletrônicos e dá a destinação correta do material. Ao longo de 3 anos de parceria, já foram retiradas mais de 9 toneladas de lixo eletrônico do município de Rolândia. Dentre os materiais coletados temos computadores, televisores, micro-ondas, monitores, celulares, entre outros.

Devido a demanda e aos pontos de coleta não comportarem eletrônicos maiores como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, secadoras, freezers, lava-louças, entre outros, viu-se a necessidade de uma coleta desses itens.

A presidente do Rotary Club de Rolândia Caviúna, Fátima Cavalaro Gaffo, em contato com a E-LETRO, solicitou uma coleta de eletrônicos de grande porte, que prontamente foi aprovada pela diretoria da ONG.

Essa coleta foi realizada somente no dia 12 de setembro de 2020, das 8 às 17 horas, na Casa da Amizade (Rotary), rua Willie Davids, 1260.

Foram coletados 750 kgs de resíduos eletrônicos, geladeiras, máquinas de lavar, microondas, televisores, entre outros equipamentos e mais 300 Kg de eletrônicos menores, que se encontravam nos dois pontos fixos de coleta.

A E-LETRO, também tem um trabalho social, doando eletrônicos recuperados a instituições e para os projetos do Rotary.

A Educação Ambiental deve ser dever de todos  e deve formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

Texto e fotos – Fátima Cavalaro Gaffo