O programa Mobilidade para Todos possui um novo produto a ser doado para quem precisa de mobilidade, além das cadeiras de rodas. O projeto denominado “Mãos Solidárias” possibilitará rotarianos efetuar a doação de próteses de mãos para pessoas que necessitam.
O programa visa atender de forma gratuita todos os brasileiros que não possuem mãos, identificados e cadastrados por rotarianos de todo o Brasil.
A prótese é uma mão protética de baixo custo, leve, durável e funcional. Ela é facilmente acoplada no antebraço e fixada através de fitas de velcro. Para que este dispositivo seja melhor adaptado, os receptores devem ter 14 cm de membro residual, medido da ponta do cotovelo até a ponta do braço restante.
Além disso, não pode haver dedos, polegar ou pulso restantes, pois eles interferem e provavelmente serão mais úteis do que a prótese. O braço deve ser flexível e totalmente cicatrizado, sem feridas abertas ou ataduras para interferir com a fixação.
A organização não governamental americana denominada LN4, será a doadora das próteses para a Associação Norte Paranaense de Reabilitação – ANPR, parceira do programa Mobilidade para Todos dos Distritos 4630 e 4710 de Rotary Internacional.
Os fundadores da LN4 foram Ernie Meadows, Michael Mendonca e Maurice LeBlanc, que trabalharam para desenvolver uma mão que pudesse ser produzida com baixo custo e que mantivesse um alto nível de qualidade. Após vários anos de testes, a mão resultante foi nomeada mão protética LN4 em homenagem à filha falecida de Ernie, Ellen.
O cadastro dos beneficiários poderá ser feito por qualquer rotariano que tenha acesso ao site
www.mobilidadeparatodos.com.
As entregas deverão ocorrer duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre de 2023.