Através do Projeto Mobilidade para Todos o Rotary Club de Rolândia-Caviúna doou 4 cadeiras de rodas, sendo 2 para o a Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Fisioterapia e 2 para cadeirantes.

Desde 2006, uma parceria entre o Rotary Club de Maringá Parque do Ingá, a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) e a ONG americana Free Wheelchair Mission (FWM), possibilita a distribuição de cadeiras de rodas anualmente. Em 2018 o projeto se estendeu aos clubes da região de Londrina. Desde então o Rotary Caviúna participa do projeto e já doou 30 cadeiras, para instituições (UBS, asilos, hospital e APAE) e para pessoas físicas na cidade de Rolândia, também 3 delas foram para uma expedição que levou 180 cadeiras aos índios Xavantes e Xingu no Mato Grosso.

No final de fevereiro de 2024 foram doadas mais 4 cadeiras, sendo duas para pessoas físicas e 2 para o Centro de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia,  que necessitava de cadeiras de tamanho G e GG para pessoas acima de 100 Kg na ala de fisioterapia.

Logística

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM- Free Wheelchair Mission arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.

Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêineres de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.

A distribuição no Paraná é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.

O programa Mobilidade para Todos coordena a parceira com a FWM, os treinamentos e a distribuição no estado do Paraná. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.

Novo produto

O programa Mobilidade para Todos possui um novo produto a ser doado para quem precisa de mobilidade, além das cadeiras de rodas. O projeto denominado “Mãos Solidárias” possibilitará rotarianos efetuar a doação de próteses de mãos para pessoas que necessitam.

O programa visa atender de forma gratuita todos os brasileiros que não possuem mãos, identificados e cadastrados por rotarianos de todo o Brasil.

A organização não governamental americana denominada LN4, será a doadora das próteses para a Associação Norte Paranaense de Reabilitação – ANPR, parceira do programa Mobilidade para Todos dos Distritos 4630 (Região de Maringá) e 4710 (Região de Londrina) do Rotary Internacional.

Saiba mais em: Mãos Solidárias – Mobilidade para Todos

Texto e fotos – Fátima Ap. Cavalaro Gaffo